Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Secretário Alberto Beltrame participa de encontro do Programa Forças no Esporte

Notícias

Secretário Alberto Beltrame participa de encontro do Programa Forças no Esporte

Segurança Alimentar

Desenvolvida pelo Ministério da Defesa em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social e do Esporte, iniciativa beneficiará mais de 20 mil crianças e jovens em todo o país
publicado  em 03/08/2017 16h16

rasília – Representantes das Forças Armadas e de diversos órgãos do governo federal estiveram reunidos nesta quinta-feira (3), em Brasília, para a reunião gerencial do Programa Forças no Esporte – iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Defesa com o apoio das Forças Armadas e em parceria com os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e do Esporte. O encontro reuniu os 164 comandantes gestores do programa

Durante a abertura, o secretário-executivo do MDS, Alberto Beltrame, destacou a importância do programa, que garante duas refeições diárias para mais de 20 mil crianças e jovens em todo o país. Eles têm acesso a esportes e uma alimentação adequada no contraturno da escola. Os alimentos são comprados da agricultura familiar com recursos da pasta. Nos próximos 18 meses, serão investidos R$ 33 milhões.

“Este programa tem um ganho duplo: fortalece os vínculos das crianças com iniciativas relacionadas ao esporte, promovendo a inclusão social, e promove o desenvolvimento econômico de pequenos produtores da agricultura familiar”, enfatizou Beltrame.

Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, o programa simboliza o esforço permanente do governo federal para fortalecer as famílias que vivem da terra. “Nosso papel é organizar a demanda dos órgãos da União e, depois, levá-los para conhecer a força da produção dos agricultores familiares”, disse. Atualmente, um decreto do governo federal determina que pelo menos 30% dos alimentos adquiridos por órgãos públicos federais venham da agricultura familiar.

A maior parte das compras é realizada pelas Forças Armadas. Segundo o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, a parceria com o MDS marca de forma positiva a vida de muitas das crianças em situação de vulnerabilidade social.

“A prática esportiva e cultural não seria suficiente se a gente não oferecesse uma alimentação adequada às crianças. O MDS é fundamental para oferecermos o pacote completo de esporte, disciplina, carinho e alimentação. É disso que essas crianças precisam.”

O resultado desse trabalho é visível. O jovem Iuri Gonçalves, de 13 anos, estuda em uma escola pública no Distrito Federal. Pratica atletismo graças ao Forças no Esporte. “Lá é muito bom. Tem café da manhã e almoço. O projeto mudou muita coisa para a gente. A gente vai para a escola, mas quando sai já sabe que tem um lugar pra ir; não vai ficar na rua. Isso é legal”.

Para a representante da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Paula Castanho Ansarah, programas como o Forças no Esporte geram mercado para os agricultores e divulgam o potencial da agricultura familiar. “Trabalhamos com 700 cooperativas, que, geralmente, vendiam localmente. Esses programas vêm com uma força muito grande para divulgar dentro do nosso país o que existe de potencial da agricultura familiar. Os produtos são de qualidade, o que garante às crianças os nutrientes necessários para o desenvolvimento. Muitas delas podem estar se beneficiando dos alimentos produzidos pelos seus pais”. 

Saiba Mais

O Forças no Esporte é uma iniciativa focada no desenvolvimento integral de crianças e jovens – entre 6 e 18 anos – em situação de vulnerabilidade social e regularmente matriculados na rede de ensino. No contraturno da escola, eles praticam diversos esportes, como tênis, corrida, lutas e atletismo em 164 unidades militares de todo o Brasil. Além disso, têm atendimento médico, reforço escolar e orientações sobre civismo, cidadania e desenvolvimento das habilidades profissionais. Também participam de palestras e campanhas educativas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa