Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Oficina do Sisan reúne gestores e sociedade civil em Recife

Notícias

Oficina do Sisan reúne gestores e sociedade civil em Recife

Ações para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional começaram a ser discutidas nesta quinta-feira (31)
publicado  em 31/08/2017 19h55

Brasília – As ações para a consolidação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) começaram a ser discutidas nesta quinta-feira (31), em Recife (PE), durante a Oficina Regional do Sisan – Nordeste. Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o evento reúne gestores federais, estaduais, municipais e representantes da sociedade civil.

Segundo a diretora de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do MDS, Patrícia Gentil, além de discutir políticas prioritárias do ministério, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Cisternas, os participantes da oficina terão a oportunidade de debater os desafios para a promoção da alimentação saudável. “A população brasileira apresenta altos indicadores de sobrepeso e obesidade, e isso também é considerado como uma das faces da insegurança alimentar e nutricional”, disse.

A diretora explicou ainda que, para enfrentar esses desafios, o governo federal quer articular com Estados e municípios um conjunto de estratégias. “Um dos nossos objetivos é chamar os gestores estaduais e municipais para que possam se apropriar dessa agenda e, juntos, possamos reverter problemas como o sobrepeso e a obesidade. Essa é uma das metas do Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional”.

Durante o encontro, serão compartilhadas experiências de mobilização social e fortalecidas agendas intersetoriais, como as estratégias locais para redução da insegurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar.

A oficina é promovida em parceria com a secretaria executiva da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e a Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS, com o apoio das Caisans e Conseas Nacional, Estadual e Municipal. Os próximos eventos serão realizados em Manaus (AM) e Campo Grande (MS).

Acesse aqui o hotsite das oficinas.

 

Saiba mais
O Sisan coordena as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articula a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito à alimentação adequada à população. Os 26 Estados e o Distrito Federal já aderiram ao sistema, além de 221 municípios. A previsão é que 600 municípios façam parte até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA). 

 

Informações sobre os programas do MDS:

0800 707 2003

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa