Notícias
Ofertar moradia popular é fundamental para combater a pobreza, diz ministro
POLÍTICAS PÚBLICAS
Caxias do Sul (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destacou nesta sexta-feira (25) a importância da oferta de moradias populares para que seja possível avançar no combate à pobreza. Foi durante a entrega de 420 apartamentos populares do Programa Minha Casa Minha Vida em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Ao lado do titular das Cidades, Bruno Araújo, Terra falou sobre o significado de ter um lar e a mudança que isso provoca na realidade das famílias de baixa renda. “O que as pessoas precisam é de casa, de trabalho digno, de filho na escola. Só assim essas crianças poderão ter, no futuro, uma profissão melhor que a dos seus pais. O lar é a essência da vida de todos e é isso que nós estamos proporcionando aqui”, afirmou.
O empreendimento Residencial Rota Nova, no bairro Mattioda, conta com 21 blocos de apartamentos e abrigará 420 famílias que moravam em áreas de risco nos bairros Santa Fé e Cidade Industrial. “Isso representa um futuro melhor para as nossas crianças, para as nossas famílias, para os nossos cidadãos. Sem o apoio do governo federal, não teríamos ações como essa”, ressaltou, na ocasião, o prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra.
Uma das contempladas é Ana Lúcia Capovilla, de 36 anos. Ela, o marido e os três filhos não esconderam a alegria ao receber a chave da casa nova. “É mais um vitória alcançada. Hoje, exijo dos meus filhos que estudem para que consigam ser alguém na vida. Com a casa, agora, tudo vai se ajeitar”, comemorou.
Foto: Clarice Castro/MDS
Ainda na cerimônia de entrega das unidades, o ministro Bruno Araújo lembrou o esforço do governo federal para possibilitar à população condições dignas de moradia. Ele sinalizou ainda que a região deve receber novos empreendimentos do programa. “Nós teremos novas rodadas de entrega do Minha Casa Minha Vida nas próximas semanas e espero que, até o final do ano, tenhamos mais anúncios aqui para Caxias e para todo o Estado”, disse.
Em todo o país, o Minha Casa Minha Vida já beneficiou mais de 13,8 milhões de pessoas com a entrega de mais de 3,45 milhões de moradias. Coordenado pelo Ministério das Cidades, o programa permite o acesso de famílias de baixa renda à casa própria.
Investimentos – Mais cedo, Terra participou, em Porto Alegre, da cerimônia de assinatura de contrato para a execução das obras da Bacia do Arroio Areia. O projeto prevê investimentos na ordem de R$ 100 milhões – verba liberada pelo governo federal – para a construção de 7 mil metros de galerias pluviais, a fim de evitar alagamentos e enchentes em pontos críticos da capital gaúcha. Cerca de 180 mil moradores de 14 bairros serão beneficiados. Também estiveram no evento os ministros Bruno Araújo (Cidades) e Eliseu Padilha (Casa Civil), o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, e a senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS), além de deputados estaduais e vereadores.
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa