Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Ministro participa de homenagem para consultor do Criança Feliz

Notícias

Ministro participa de homenagem para consultor do Criança Feliz

Ministro Osmar Terra

Osmar Terra destacou trabalho do médico e epidemiologista Cesar Victora durante cerimônia no Consulado-Geral do Canadá no Rio de Janeiro
publicado  em 11/08/2017 15h06
Foto: Clarice Castro/MDS

Rio de Janeiro – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, participou, na noite dessa quinta-feira (10), de uma homenagem ao médico e epidemiologista Cesar Victora no Consulado-Geral do Canadá no Rio de Janeiro. Consultor do Programa Criança Feliz e professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ele é o primeiro brasileiro a receber o Prêmio Gairdner, a mais importante premiação científica canadense e uma das mais respeitadas mundialmente na área de ciências da saúde. O anúncio foi feito em março na Universidade de Toronto (Canadá).

Victora venceu na categoria Saúde Global e obteve distinção pelo seu conjunto de estudos sobre amamentação e nutrição materno-infantil, que demonstram os impactos do aleitamento materno exclusivo para a redução da mortalidade infantil e os efeitos da nutrição nos primeiros anos sobre a saúde da infância à idade adulta.

“Os estudos de Victora definiram o rumo de políticas e campanhas de saúde pública adotadas hoje no mundo, principalmente o impacto dos primeiros mil dias de vida da criança para a idade adulta", destacou a cônsul-geral canadense no Rio, Evelyne Coulombe.

O consultor disse que suas pesquisas tiveram início quando fez uma residência numa favela em Porto Alegre e observou a grande quantidade de crianças com as mesmas doenças e uma alta taxa de mortalidade infantil.

“Na época me chamou a atenção que a média de amamentação materna exclusiva no Brasil era de dois meses e meio. Comecei a pesquisar a relação disso com doenças infantis e a mortalidade. Os resultados desse trabalho estão sendo reconhecidos”, disse.

Victora falou ainda que a premiação mostra que o Brasil, mesmo com problemas financeiros, tem uma “ciência vibrante, uma saúde coletiva empenhada”. “Espero continuar contribuindo para melhorar a saúde da população mais vulnerável e isso começa na primeira infância”.

O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, ressaltou que a premiação é o reconhecimento de uma importante bagagem científica e de uma vida dedicada à pesquisa.  “Em nome do governo federal, agradeço a contribuição dele para salvar vidas com as evidências científicas que nos apresentou. É uma honra contar com a ajuda do Cesar Victora para continuar avançando em ações voltadas para a primeira infância”, afirmou Terra.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa