Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Ministro defende inclusão produtiva em palestra para empresários gaúchos

Notícias

Ministro defende inclusão produtiva em palestra para empresários gaúchos

GERAÇÃO DE RENDA

Osmar Terra participou nesta quinta-feira (24), em Porto Alegre (RS), da 36ª Expoagas – convenção realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas)
publicado  em 24/08/2017 15h21
Exibir carrossel de imagens Foto: Clarice Castro/MDS

Porto Alegre (RS) – Uma parceria entre os setores público e privado para ampliar o acesso dos beneficiários do Programa Bolsa Família ao mercado de trabalho. Esta foi a proposta levada pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, nesta quinta-feira (24), a empresários do setor varejista, durante a 36ª Expoagas – convenção realizada pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), em Porto Alegre (RS).

Ao palestrar no evento, Terra defendeu o apoio da iniciativa privada ao pacote ações que o governo federal prepara para criar uma porta de saída do programa. Além de facilitar o acesso dos beneficiários a vagas de emprego, a estratégia prevê oferta de microcrédito, estímulo aos jovens na área de tecnologia da informação e premiação aos prefeitos que conseguirem realizar ações para aumentar a renda dos mais pobres. O conjunto de medidas deve ser lançado nos próximos meses.

“Estes empresários estão na ponta de uma cadeia muito ampla  produção e comércio, que envolve um número enorme de empreendimentos. Por isso, queremos firmar uma grande parceria para geração de emprego e renda aos jovens do Bolsa Família, com a inclusão deles no mercado de trabalho”, destacou o ministro.

O presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Pedro Hoffmann, acredita o segmento tem muito a contribuir com a proposta. O setor soma 1 milhão de empresas e 6 milhões de empregos em todo o país. “Vemos com bons olhos a ideia do ministro Osmar Terra, de oportunizar às pessoas que fazem parte do Bolsa Família o acesso ao emprego. O setor de bares e restaurantes é uma porta de entrada, tanto para auxiliar de serviços gerais, auxiliar de cozinha, atendimento e garçons, por exemplo. É uma oportunidade excelente de se fazer cursos de curta duração e já incluir essas pessoas no mercado”, disse.

Já o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio (Sindilojas) em Porto Alegre, Paulo Kruse, ressaltou os avanços que a iniciativa poderá trazer para o combate à pobreza. “É uma proposta extremamente interessante e vem ao encontro de um trabalho que procuramos fazer, de ajudar pessoas que ainda não têm qualificação. Com a iniciativa, o ministério ajuda o setor e a sociedade. Temos certeza que isso vai contribuir para o desenvolvimento do país”, concluiu.

Expoagas – Maior feira do tipo no Cone Sul, a Expoagas busca proporcionar ao setor varejista gaúcho novas oportunidades de negócios no Brasil e exterior. A edição deste ano, no Centro de Eventos da Fiergs, teve mais de 48 mil visitantes. Ao longo de três dias, a feira movimentou cerca de R$ 482 milhões. “É um dado que acompanha o crescimento das vendas do setor no ano, mostrando que a feira é realmente um espelho das movimentações do mercado”, avaliou o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa