Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > MDS reúne gestores para debater o novo eixo do Acessuas Trabalho

Notícias

MDS reúne gestores para debater o novo eixo do Acessuas Trabalho

CAPACITAÇÃO

Oficina Colaborativa irá definir métodos de trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o desenvolvimento de habilidades e orientação dos beneficiários
publicado  em 15/08/2017 16h27

Brasília – Gestores e técnicos estaduais e das capitais se reuniram nesta terça-feira (15) em Brasília para debater o novo eixo de execução do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O programa ganhou um novo desenho metodológico em 2016. A alteração qualificou as ações da Política Nacional de Assistência Social e facilitou o acesso da população mais pobre ao mercado de trabalho.

“Precisamos refletir, junto com especialistas das áreas de trabalho e educação, para que possamos pensar melhor como deve ser a atuação da assistência social no mundo do trabalho”, avaliou a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Carminha Brant.

Carminha destacou ainda a relevância de preparar a população que utiliza os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas) para o trabalho.  No processo, são avaliadas as experiências vividas pelo beneficiário para, então, direcioná-lo à melhor área de atuação. “Quando a gente fala em preparação para o mundo do trabalho, falamos no sentido de fazer com que essa população possa descobrir quais são os seus talentos, tendo a possibilidade de seguir em frente”, acrescentou.  

A diretora de Proteção Social Básica do MDS, Renata Ferreira, explicou que a oficina tem foco no eixo do desenvolvimento de habilidades e orientação ao mundo do trabalho. O objetivo é construir os métodos de trabalho desse novo eixo, valorizando as habilidades de cada beneficiário do Suas. O evento segue até esta quarta-feira (16).

“O conhecimento desse cidadão precisa ser ampliado no que diz respeito à percepção do trabalho, no entendimento do significado na sua vida. Ele também precisa conhecer as formas de acesso ao mundo do trabalho para conseguir, com o nosso apoio, desenhar um projeto profissional que possa convergir com todas as suas potencialidades”, destacou a diretora.

Para a gestora do Estado de São Paulo e técnica da Proteção Social Básica Cristiane Lamin Aguiar, o encontro ajudará a capacitar os trabalhadores do Suas que atuam junto ao Acessuas Trabalho. “Precisamos dessa capacitação para entender melhor o novo eixo das habilidades e ter um suporte direto do MDS junto aos municípios. O propósito é construirmos juntos as diretrizes do programa. Teremos a cooperação de equipes que vieram de várias partes do Brasil”, disse. 

Promovida pelo MDS, a Oficina Colaborativa: Desenvolvimento de Habilidade e Orientação para o Mundo do Trabalho também reuniu representantes dos ministérios do Trabalho e da Educação, além de instituições nacionais e internacionais. Participaram representantes do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Banco Mundial, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação Brasileira de Associações Socioeducacionais de Adolescentes (Febraeda).

Acessuas Trabalho – Desenvolvido pelas prefeituras, com recursos do MDS e dos governos estaduais, por meio do Suas, o programa Acessuas Trabalho promove o acesso de seus usuários a oportunidades no mundo do trabalho, por meio de ações integradas, voltadas para a garantia dos direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade ou risco social.  O Caderno de Orientações Técnicas do Acessuas Trabalho, elaborado pela Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), subsidia gestores e técnicos no planejamento e implementação das ações relacionadas ao programa.

Leia mais:
Decisão do CNAS possibilita inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa