Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > MDS apresenta programas de segurança alimentar e nutricional nos Estados Unidos

Notícias

MDS apresenta programas de segurança alimentar e nutricional nos Estados Unidos

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Para o secretário Caio Rocha, a visita é oportunidade do Brasil mostrar ações de inclusão produtiva rural
publicado  em 21/08/2017 13h58

Brasília – Em uma agenda dedicada à política de segurança alimentar e nutricional, representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) começam, nesta segunda-feira (21), uma série de encontros em Washington, nos Estados Unidos. Além de conhecer as ações norte-americanas, eles apresentarão os programas desenvolvidos pelo governo federal para promover a alimentação saudável da população e fortalecer a agricultura familiar. O convite partiu do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos - United States Department of Agriculture.

 O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, lidera a comitiva brasileira. Segundo ele, a agenda é fundamental para o intercâmbio das políticas públicas e o debate sobre a comercialização de produtos da agricultura familiar e  alimentação escolar.

 “Faremos uma palestra sobre as políticas públicas de segurança alimentar brasileiras que têm sido um marco na questão da participação da sociedade civil e do governo. O destaque será o monitoramento dessas ações, além do Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] e das demais ações de inclusão produtiva rural”, disse.

 A agenda inclui ainda um debate sobre os critérios de desertos alimentares – regiões, inclusive em grandes centros urbanas, onde há falta ou são muito escassos os pontos de acesso ao alimento para determinada população. “É um tema novo que está surgindo. Vamos discutir qual a metodologia, como constituímos esse mapeamento e de que forma podemos fazer com que se excluam esses desertos alimentares”, avaliou o secretário.

 A comitiva brasileira fará também visitas a bancos de alimentos e escolas, onde jovens em situação de risco social recebem alimentação.

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa