Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Governo federal e instituições de ensino firmam acordo pela primeira infância

Notícias

Governo federal e instituições de ensino firmam acordo pela primeira infância

CRIANÇA FELIZ

Parceria irá estimular estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento infantil; objetivo é fortalecer as ações do Programa Criança Feliz, coordenado pelo MDS
publicado  em 28/08/2017 19h21
Foto: Mauro Vieira/MDS

Brasília – Os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e da Educação (MEC) firmaram nesta segunda-feira (28) um acordo de cooperação na área da primeira infância com a Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). A parceria irá incentivar a elaboração de estudos e projetos acadêmicos com foco no desenvolvimento infantil, a fim de fortalecer as ações do Programa Criança Feliz.

O acordo prevê, por exemplo, a inclusão do tema na relação de disciplinas de alguns cursos de nível superior. Conforme o ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, a disseminação do assunto trará avanços para a política nacional de atenção à primeira infância. “Estamos estabelecendo aqui uma colaboração que parte de uma visão nova sobre a questão da educação, de entender que ela começa nos primeiros momentos da vida, dentro do útero. É um processo contínuo. Esta parceria vai ajudar muito a trabalharmos para melhorar o futuro das crianças e das famílias mais pobres do país”, ressaltou.

Durante a cerimônia, a primeira-dama Marcela Temer, embaixadora do Criança Feliz, falou sobre a importância do acordo para impulsionar o programa. “Promover estudos para inclusão e valorização do tema da primeira infância no projeto pedagógico das instituições de ensino superior demonstra a preocupação com a matéria. Isso também evidencia o quanto o Criança Feliz significa para as famílias contempladas e para a sociedade brasileira”, disse.

MDS e universidades firmam acordo pela primeira infância (28/08/2017)

O Criança Feliz oferece às famílias condições de estimular o desenvolvimento integral nos primeiros mil dias de vida dos filhos. Pesquisas mostram que, ao receber os cuidados necessários nesta fase da vida, as crianças chegam à escola mais preparadas para aprender e têm acesso a melhores oportunidades no futuro. “Quando damos atenção à primeira infância, garantimos um cuidado especial para as crianças, que terão desafios importantes ao longo da sua vida educacional”, ressaltou, na ocasião, o ministro da Educação, Mendonça Filho.

O presidente do Crub, Benedito Guimarães Aguiar Neto, destacou que a parceria possibilitará incluir e valorizar o tema no projeto pedagógico e nas atividades das instituições de ensino superior. “Cuidar das nossas crianças é uma das nossas grandes responsabilidades. Com um programa como esse, todas as universidades brasileiras se colocam à disposição para participar de ações, com atividades complementares, estágios e componentes curriculares, para que possamos fazer diferença”, afirmou.

Já a vice-presidente da Anup, Elizabeth Guedes, reforçou o compromisso da entidade em colaborar com o poder público e elogiou a iniciativa do governo federal. “O Criança Feliz cuida do brasileiro quando ele ainda está no ventre da mãe, ou seja, mesmo antes de nascer, o Estado brasileiro já está olhando para ele. Com a educação assumindo também esta parceria, temos a garantia de que será possível utilizar as atividades do programa em nossos projetos pedagógicos”, enfatizou.

Criança Feliz Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz visa ao desenvolvimento integral das crianças de baixa renda. As ações são voltadas aos beneficiários do Bolsa Família, com idades entre 0 e 3 anos, e às crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As visitas domiciliares do programa já ocorrem em 290 cidades de 13 Estados. Nos encontros, as famílias são orientadas sobre como estimular o desenvolvimento dos filhos, como foco em temas como saúde, educação, cultura e garantia de direitos. Até o momento, 2.547 municípios aderiram à iniciativa.

Leia também:
Ministro e reitores debatem parceria para fortalecer o Programa Criança Feliz

 Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa