Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Criança Feliz recebe representantes do programa argentino Primeros Años

Notícias

Criança Feliz recebe representantes do programa argentino Primeros Años

PRIMEIRA INFÂNCIA

O ministro Osmar Terra apresentou as ações desenvolvidas nos municípios que já iniciaram as visitas domiciliares do programa de desenvolvimento infantil
publicado  em 23/08/2017 14h25
Foto: Rafael Zart/MDS

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, recebeu nesta quarta-feira (23) representantes do programa de primeira infância do governo argentino Primeros Años. Uma equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social da Argentina está no Brasil para conhecer as ações do Programa Criança Feliz. A visita é resultado de uma parceria que começou em março com a visita do ministro à Argentina.

Segundo Osmar Terra, o intercâmbio é uma forma de aprimorar o conhecimento sobre primeira infância e melhorar as ações do programa de desenvolvimento infantil brasileiro. “Recebemos a delegação da Argentina interessada em conhecer os nossos programas. Podemos aprender muito com a experiência deles. E, certamente, eles vão aproveitar muito com a nossa experiência também”. Na ocasião, o ministro apresentou as ações desenvolvidas nos 146 municípios que já iniciaram as visitas domiciliares do Criança Feliz.

Durante o encontro, as coordenadoras técnicas Mercedes Aguilar e Mariana Inés Vilaseco explicaram o trabalho desenvolvido na Argentina com crianças vulneráveis entre zero e quatro anos. Para Aguilar, a agenda é importante para a construção das políticas sociais dos dois países.

"O objetivo da viagem é começar uma cooperação técnica entre o programa Primeros Años e o Criança Feliz para o compartilhamento dos aspectos técnicos, as metodologias, as aprendizagens e as dificuldades que podem melhorar a implementação dessas políticas”, afirmou.

 O secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade, explicou que as coordenadoras vão participar da capacitação dos multiplicadores do Criança Feliz que está sendo promovida nesta semana em Brasília. Esses profissionais serão responsáveis por treinar e orientar o trabalho dos supervisores e dos visitadores, que irão toda semana até a casa das famílias para mostrar aos pais a maneira adequada de promover o desenvolvimento dos filhos.

 Primeira Infância - Coordenado pelo MDS, o Criança Feliz reúne ações nas áreas de saúde, educação, cultura e direitos humanos. Nas visitas domiciliares semanais, profissionais capacitados orientarão os pais sobre a maneira adequada de estimular o desenvolvimento dos filhos.

 A ciência demonstra que o período que vai da gestação até os três anos de idade é o mais importante para o desenvolvimento humano. Crianças bem cuidadas nesta fase são mais inteligentes, chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais e têm mais chances de vencer a pobreza.

 Até o momento, 2.547 municípios já aderiram ao programa. O Criança Feliz acompanhará os filhos de beneficiários do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos de idade. Já as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos.

 Leia também:
Criança Feliz: MDS capacita multiplicadores de 11 Estados

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa