Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Criança Feliz: gestores municipais de MG debatem a execução do programa

Notícias

Criança Feliz: gestores municipais de MG debatem a execução do programa

Criança Feliz

Seminário de alinhamento institucional em Contagem (MG) conta com representantes de cerca de 100 municípios mineiros; evento segue até esta quarta-feira (9)
publicado  em 08/08/2017 16h22
Foto: Rafael Zart/MDS

Contagem (MG) – Representantes de cerca de 100 municípios de Minas Gerais debateram nesta terça-feira (8), em Contagem (MG), a implantação do Programa Criança Feliz no Estado. Eles participam do Seminário de Alinhamento Institucional para Implantação do Programa, que segue até quarta (9) e tem como propósito esclarecer dúvidas sobre a execução dos trabalhos. Sob a coordenação do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), o Criança Feliz irá promover o desenvolvimento integral das crianças de baixa renda em todo o país.

Durante o evento, o secretário nacional Promoção do Desenvolvimento Humano do MDS, Halim Girade, apresentou dados científicos que mostram as consequências de oferecer os estímulos adequados nos primeiros mil dias de vida da criança. “A principal vantagem é o fato de que as famílias terão um futuro diferente. As crianças acompanhadas nesta faixa etária chegarão à escola mais preparadas e terão mais chances de vencer a pobreza”, disse. “Só há vantagem em aderir à iniciativa, principalmente para o desenvolvimento humano”, completou.

O seminário também trata da integração de diferentes áreas, como saúde, educação e cultura, além do trabalho de coordenação local do Criança Feliz. Na próxima semana, outros 140 municípios mineiros se reúnem em Montes Claros para discutir como a execução do programa será conduzida.

Adesão – Em Minas Gerais, 242 cidades já aderiram ao Criança Feliz. Entre elas, está o município de Tombo, cuja prefeita, Luciene Moraes, também participa do encontro. “Sou professora de educação infantil e noto a necessidade de termos um projeto como o Criança Feliz, que vai atingir diretamente as crianças e, principalmente, as gestantes. Desde muito cedo elas vão entender a importância de dar carinho e amor a essas crianças”, ressaltou.

Em todo o país, até o momento, 2.547 municípios participam do Criança Feliz. Com foco na visitação domiciliar, o programa vai promover o desenvolvimento integral das crianças beneficiárias do Bolsa Família desde a gestação até os 3 anos. Já as que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão acompanhadas até os 6 anos. Nas visitas, os pais serão orientados sobre como promover os estímulos adequados em cada fase da vida da criança.


Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa