Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Agosto > Bancos de alimentos: 19 projetos de modernização são selecionados

Notícias

Bancos de alimentos: 19 projetos de modernização são selecionados

POLÍTICAS PÚBLICAS

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgou o resultado provisório de seleção pública nesta segunda-feira (21)
publicado  em 21/08/2017 16h39

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) selecionou 19 propostas para modernização de bancos de alimentos. O resultado provisório da seleção pública foi publicado, nesta segunda-feira (21), no Diário Oficial da União. O prazo para interposição de recurso segue até dia 28 deste mês.

Com os recursos, os bancos selecionados poderão investir em reformas de ampliação e compra de veículos para transportar alimentos, além de despesas de custeio, como freezers e geladeiras, computadores, materiais de escritório, uniformes e ferramentas. Não é permitido aplicar o dinheiro no pagamento de funcionários e de contas, como taxas de luz e aluguel do espaço.

Acesse aqui o resultado

Os gestores que quiserem ter acesso ao parecer da área técnica deverão acessar a proposta cadastrada no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv)

Seleção – Os critérios foram estabelecidos considerando as localidades com um volume expressivo de arrecadação e distribuição de alimentos, já que cidades de maior porte possuem maior quantidade de instituições doadoras e também de entidades cadastradas para receber os alimentos recebidos.

Para selecionar os projetos, o MDS levou em conta a necessidade de modernização do banco com base em relatório e justificativa encaminhados pelos municípios e Estados e a avaliação sobre a promoção e implementação da política de segurança alimentar e nutricional no município do banco de alimentos, entre outros critérios.

Atualmente, existem 150 bancos públicos de alimentos. Destes, 131 foram financiados pelo ministério. Essas unidades representam uma fonte de complementação e suplementação alimentar para populações em situação de pobreza e vulnerabilidade social. Os alimentos são arrecadados por meio de doações de produtores rurais ou de representantes da rede comercial e também de programas públicos de apoio à agricultura familiar, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa