Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Osmar Terra participa de encontro de capacitação do Criança Feliz

Notícias

Osmar Terra participa de encontro de capacitação do Criança Feliz

PRIMEIRA INFÂNCIA

Ministro destacou importância da visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil integral
publicado  em 20/04/2017 16h33
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – Ao encerrar mais uma etapa do processo de implementação do Criança Feliz, o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, reforçou nesta quinta-feira (20) a importância da visitação domiciliar para o desenvolvimento infantil integral. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos.

Ele destacou também que os coordenadores e multiplicadores do programa terão o papel de administrar a execução das ações nos Estados e preparar os visitadores, profissionais com papel central nas ações da iniciativa.

“A experiência e as pesquisas mostraram que os programas com mais impacto no desenvolvimento das crianças são os que têm qualidade, empenho e conhecimento de quem faz a visitação e acompanha a criança em casa. Por isso, estamos capacitando todos os profissionais para que o programa aconteça da melhor forma possível”, afirmou ele durante a primeira Reunião de Coordenadores Estaduais - Complementação da Capacitação dos Multiplicadores do Programa Criança Feliz.

Durante três dias, 120 profissionais debateram conceitos e técnicas de estimulação do desenvolvimento infantil, além de ações conjuntas que serão promovidas nas áreas de saúde, educação, justiça, cultura e assistência social.

A coordenadora do Criança Feliz no Rio Grande do Sul, Maria da Graça Paiva, ressaltou a importância do evento pela troca de experiências com outros Estados e pelo debate sobre ações para o desenvolvimento humano e social. “O evento foi balizador para colocar o projeto em prática. Saio daqui com a certeza de que esta política vai fortalecer e ampliar a assistência social com a visão intersetorial de trabalho.”

A próxima etapa do programa é a capacitação dos visitadores, prevista para ocorrer nos próximos dois meses.

Criança Feliz – Em todo o país, 2.547 municípios já aderiram ao programa. O Criança Feliz acompanhará crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Pesquisas mostram que crianças bem cuidadas chegam à escola com melhores condições de aprendizado, estudam mais, são menos violentas e têm melhores condições de vencer a pobreza.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa