Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Oficina qualifica gestores do Cadastro Único para atendimento a povos tradicionais

Notícias

Oficina qualifica gestores do Cadastro Único para atendimento a povos tradicionais

POLÍTICAS SOCIAIS

Capacitação teve início na terça-feira (25) e segue até sexta em Cuiabá (MT); encontro será realizado em outras regiões do país ao longo do ano
publicado  em 27/04/2017 15h30
Foto: Divulgação/MDSA

Brasília – O município de Cuiabá (MT) sedia até sexta-feira (28) a 1ª Oficina Regional sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos no Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Centro Oeste. Promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), o evento teve início na terça-feira (25) e reúne mais de 120 coordenadores estaduais e gestores municipais. O objetivo é avaliar e discutir o atendimento a grupos tradicionais, como indígenas, quilombolas e ciganos.  

Conforme a coordenadora-geral de Apoio à Integração de Ações da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Denise Direito, o evento busca construir com os gestores a melhoria da abordagem a esses grupos. “O objetivo da oficina é qualificar o atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade e com dificuldade de acesso às políticas públicas”, destacou.

No encontro, serão discutidos temas como inscrição no Cadastro Único, estratégias de busca ativa, cumprimento das condicionalidades de saúde e educação e alternativas para o pagamento de benefícios, além da utilização, pela gestão local, do valor referente ao Índice de Gestão Descentralizada (IGD).

De acordo com Denise, a realização do encontro foi motivada pela necessidade de incentivar um olhar diferenciado e de compreensão das especificidades dessas populações. Nos próximos meses, as Oficinas Regionais sobre Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos ocorrerão em outras regiões do país.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa