Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Ministro da Tunísia reafirma interesse em políticas sociais e de combate à pobreza do MDSA

Notícias

Ministro da Tunísia reafirma interesse em políticas sociais e de combate à pobreza do MDSA

SEGURANÇA ALIMENTAR

Durante encontro em Brasília, o secretário-executivo Alberto Beltrame esclareceu como funcionam os programas de incentivo à agricultura familiar
publicado  em 28/04/2017 15h31
Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, Khemaïes Jhinaoui, reafirmou o interesse daquele país em trocar experiências com o Brasil na área de desenvolvimento social, principalmente no que diz respeito a segurança alimentar, agricultura familiar e combate à pobreza. Jhinaoui foi recebido pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, nesta sexta-feira (28), em Brasília.

Durante o encontro, Beltrame explicou o funcionamento do Programa de Aquisição de Alimentos, que compra itens produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial. A iniciativa fortalece a agricultura familiar e promove o acesso da população à alimentação de qualidade. 

Para o secretário-executivo do MDSA, o Brasil tem muito a contribuir com a Tunísia, podendo inclusive auxiliá-la a avançar rapidamente na construção de um modelo de promoção da agricultura familiar, respeitadas as diferenças entre os dois países.

“A Tunísia vê no Brasil um modelo de desenvolvimento social e agrário e nos pede para levar o nosso conhecimento para o país deles. Nós já conversamos com o Ministério das Relações Exteriores dos dois países para que possamos, no curto prazo, fazer uma visita de reconhecimento e começar o processo de transferência da tecnologia brasileira”, afirmou Beltrame.

O ministro da Tunísia reforçou o interesse do país nos programas brasileiros e ressaltou a importância da troca de experiências para a consolidação das políticas sociais. “O modelo brasileiro de agricultura familiar e segurança alimentar é bem-sucedido e estamos aqui para buscar uma inspiração para a abordagem social inclusiva. Nossa visita é para reforçar o nosso interesse em trocar experiências com o Brasil”, destacou.

Também participaram do encontro o secretário-adjunto substituto do MDSA, Israel Stal, a embaixadora do Brasil na Tunísia, Márcia Maro, o embaixador da Tunísia no Brasil, Mohamed Hedi Soltani, e a diretora de Economia Social e Solidária do Ministério da Agricultura, Recursos Hídricos e Pesa da Tunísia, Naouel Jabbes.

Histórico – Representantes da Tunísia participaram das edições de 2012, 2014, 2015 e 2016 do Seminário Internacional de Políticas Sociais para o Desenvolvimento, realizadas pelo MDSA.  Em setembro de 2014, a pasta participou do Seminário Rumo a um Sistema de Proteção Social Inclusivo e Integrado, promovido pelo governo da Tunísia em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Em 2016, os ministros de Relações Exteriores do Brasil e da Tunísia assinaram um Memorando de Entendimento na área de Desenvolvimento Social, que prevê atividades de cooperação nas áreas de combate à fome, segurança alimentar e nutricional, assistência e proteção social, geração de renda, cadastro nacional de proteção social, políticas para promoção da igualdade de gênero e políticas para jovens e grupos vulneráveis.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa