Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > MDSA realiza encontro com coordenadores estaduais e multiplicadores do Criança Feliz

Notícias

MDSA realiza encontro com coordenadores estaduais e multiplicadores do Criança Feliz

PRIMEIRA INFÂNCIA

Evento em Brasília irá aprofundar temas centrais para o programa, como a acolhida familiar e a visitação domiciliar
publicado  em 18/04/2017 17h39
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília Teve início nesta terça-feira (18), em Brasília, a Primeira Reunião de Coordenadores Estaduais Complementação da Capacitação dos Multiplicadores do Programa Criança Feliz. Mais de 100 pessoas participam do encontro promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) na Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Ao longo de três dias, o grupo participará de treinamento complementar com foco nas visitas domiciliares, acolhida familiar, repasses e utilização dos recursos do programa, prestação de contas e contratação dos visitadores, além do monitoramento das visitas. Na abertura do evento, o secretário nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano, Halim Girade, destacou a importância da mobilização e do trabalho intersetorial para a efetivação do programa nos Estados e municípios.

“Hoje, no primeiro dia, sentimos nas conversas a expectativa e ansiedade de todos os Estados para o início das visitas domiciliares. Percebemos o quanto os coordenadores e multiplicadores estão comprometidos com este processo realizado em parceria com Estados, municípios e sociedade civil para vencer este desafio”, afirmou.

 Em todo o país, 2.547 municípios já aderiram ao Criança Feliz. Só em Alagoas, foram 82. Para a coordenadora do Criança Feliz no Estado, Elis Correa, o programa representa a união de diversos setores para o desenvolvimento humano e social. “Não adianta trabalhar a desnutrição da criança se a comida não chega à mesa devido ao desemprego. Aí está a importância da intersetorialidade. O programa não vai trabalhar apenas a primeira infância, vai trabalhar principalmente a família, o vínculo familiar e comunitário, que é primordial”, pontuou.

 Multiplicadora do Estado de Alagoas, a psicóloga Delane de Lima ressaltou o potencial transformador do Criança Feliz. “Nós veremos o resultado deste trabalho no futuro. Precisamos sensibilizar a família, os visitadores e supervisores sobre a importância da relação entre a criança e o cuidador e a grande diferença que isso faz na formação de uma criança. Um país que investe nas pessoas com certeza vai conseguir vencer a luta pelo desenvolvimento social”, disse.  

 Criança Feliz – O programa do governo federal tem como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos. Serão acompanhadas pelo programa as crianças de até 3 anos beneficiárias do Bolsa Família e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

 Informações sobre os programas do MDSA
0800 707 2003

Informações para a imprensa
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa