Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Governo federal quer criar roteiro turístico internacional na Região das Missões

Notícias

Governo federal quer criar roteiro turístico internacional na Região das Missões

DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Nova rota envolveria atrações no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; assunto foi discutido pelos ministros Osmar Terra e Marx Beltrão em visita à região
publicado  em 29/04/2017 16h56
Foto: Rafael Zart/MDSA

São Miguel das Missões (RS) – Buscar apoio para a criação de um roteiro internacional, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Europa, capaz de estimular o turismo e a economia. Este foi o objetivo da viagem dos ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e do Turismo, Marx Beltrão, a São Miguel das Missões (RS), na sexta-feira (28).

 A comitiva do governo federal visitou as ruínas do povoado de São Miguel Arcanjo, onde assistiu ao espetáculo “Som e Luz”. O sítio arqueológico é um registro do processo de evangelização dos indígenas promovido pelos jesuítas da Companhia de Jesus há quase 300 anos. As ruínas foram declaradas Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.

A ideia é que o roteiro internacional percorra atrações no Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No sábado (29), os ministros se reuniram com representantes dos governos argentino e paraguaio para a assinatura de um termo de colaboração mútua que deverá impulsionar o turismo na região. De acordo com Terra, esta é uma maneira de gerar empregos e enfrentar a pobreza.

 “O turismo é o carro-chefe da retomada do desenvolvimento econômico do Brasil. O país tem uma diversidade enorme, uma atração extraordinária em cada região com potencial para atrair visitantes. Então, o governo federal está apostando no turismo para promover o desenvolvimento. Este roteiro aqui nas Missões irá beneficiar todos os países envolvidos e, principalmente, esta região do Rio Grande do Sul”, afirmou.

 A Região das Missões recebe cerca de 100 mil visitantes ao ano. A expectativa é triplicar este número. Para o ministro do Turismo, a cooperação internacional é um passo importante na concretização do projeto.

 "Essa parceria com os países que fazem parte do roteiro é muito importante do ponto de vista da promoção dos destinos. Cada país poderá fazer a divulgação dessa rota no mundo inteiro. Com isso, todos os países saem ganhando”, destacou Beltrão.

 Durante a visita, os ministros também participaram de um jantar comemorativo aos 29 anos de emancipação do município de São Miguel das Missões.

 Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa