Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Global Child Forum discute ações de promoção dos direitos da criança

Notícias

Global Child Forum discute ações de promoção dos direitos da criança

PRIMEIRA INFÂNCIA

Programa Criança Feliz foi um dos destaques do evento, em São Paulo; iniciativa do governo federal irá promover o desenvolvimento infantil integral
publicado  em 04/04/2017 20h24
Fotos: Mauro Vieira/MDSA

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, acompanhou o presidente da República, Michel Temer, e a primeira-dama Marcela Temer no Global Child Forum, nesta terça-feira (4), em São Paulo. Promovido pelo rei da Suécia, Carlos XVI Gustavo, e pela rainha Silvia, o evento discute como líderes, empresas, governos e sociedade civil podem trabalhar para garantir e promover os direitos das crianças.

O fórum apresentou exemplos de como empresas podem transformar a realidade das comunidades onde atuam, tendo a proteção aos direitos da criança como um valor que direcione as ações corporativas. No discurso de abertura, o presidente Michel Temer destacou a importância do Programa Criança Feliz, que irá promover o desenvolvimento infantil integral de mais de 4 milhões de crianças de baixa renda em todo o país. 

 “No Brasil, o desenvolvimento da criança e do adolescente tem sido política de estado. Ao longo de diversos governos, soubemos avançar. É uma trajetória longa, que continuamos agora a trilhar com o Criança Feliz. A experiência brasileira das últimas décadas demonstra o efeito transformador de políticas consistentes ao longo do tempo”, afirmou.

 O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, defendeu a atuação conjunta de governos, iniciativa privada e sociedade civil para que o país consiga garantir um ambiente saudável para o desenvolvimento das crianças. O ministro também destacou o potencial transformador do Programa Criança Feliz para o futuro.

 “Imaginem visitar 4 milhões de crianças toda semana no Brasil inteiro, as crianças mais pobres. Certamente vai ser um fator de diminuição da violência, de acompanhamento da família, de orientação, de oferta de alternativas. O Criança Feliz vai ser um programa que vai prevenir a violência de uma maneira inédita na história do Brasil”, ressaltou.  

 A primeira-dama Marcela Temer apontou os esforços do país na construção e no reforço de políticas públicas que promovam e protejam os direitos das crianças. 

Global Child Forum - 04/04/2017

“No Brasil, já percorremos um longo caminho para assegurar mais dignidade às nossas crianças. Longo também é o caminho que temos pela frente. Ainda são muitos meninos e meninas que se veem ameaçados pela pobreza, violência, abandono. O compromisso com os cidadãos de amanhã é um compromisso de todos nós”, disse.

 O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Alberto Beltrame, também participou do evento. Durante o fórum, o presidente Michel Temer sancionou a lei que amplia a proteção à criança e ao adolescente. Entre outras medidas, o texto garante o direito à preservação da intimidade e privacidade da criança ou adolescente vítima ou testemunha de violência. A rainha Silvia avaliou que o país é exemplo na área.

 “Na prática, a criança será ouvida de forma protegida e especializada, não repetitiva, podendo diminuir de dez para dois o número de vezes que a criança tem que contar o acontecido em ambiente adequado. Imaginem milhões de crianças no Brasil serem protegidas por esta nova lei e quem sabe talvez o triplo das crianças em toda a América do Sul. O Brasil é um país exemplo”, concluiu.

 Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa