Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Em encontro de prefeitos, ministro destaca importância da primeira infância

Notícias

Em encontro de prefeitos, ministro destaca importância da primeira infância

PRIMEIRA INFÂNCIA

Osmar Terra falou sobre o Programa Criança Feliz durante o IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília
publicado  em 27/04/2017 19h10
Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, apresentou na manhã de quarta-feira (26) o Programa Criança Feliz no IV Encontro de Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. Na ocasião, prefeitos e gestores de todo o Brasil puderam conhecer melhor a iniciativa, que irá promover o desenvolvimento infantil integral entre crianças de baixa renda.   

Na oficina A importância do desenvolvimento na Primeira Infância e o Programa Criança Feliz, o ministro destacou a necessidade de oferecer os cuidados e estímulos adequados no início da vida para que o cérebro das crianças se desenvolva por completo. Segundo ele, o investimento na primeira infância ajudará o país a construir uma geração de jovens mais preparados para o futuro.

 “É importante frisar que as crianças nascem com potenciais parecidos, independente de classe social. O que vai fazer com que uma criança tenha mais chance que a outra são as oportunidades e os estímulos que ela vai ter. Então, o programa visa interferir o mais cedo possível e fazer com que essas diferenças diminuam e com que essas crianças tenham oportunidades”, destacou.

 Para o ministro, o evento é uma oportunidade de mostrar aos prefeitos as ações do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e articular parcerias. “Os prefeitos têm papel fundamental para a implantação do Criança Feliz nos municípios. Nós queremos que todos os municípios façam a adesão. É uma oportunidade única para eles influenciarem o futuro da sociedade que estão governando hoje”, completou.

 Programa – Com atenção voltada para a primeira infância, o Criança Feliz irá acompanhar mais 4 milhões de beneficiários do Bolsa Família nos primeiros mil dias de vida e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todo o país, 2.547 municípios já aderiram à iniciativa. Com foco na visitação domiciliar, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa