Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Doria garante adesão de São Paulo ao Criança Feliz

Notícias

Doria garante adesão de São Paulo ao Criança Feliz

DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Durante encontro com prefeito da capital paulista, ministro Osmar Terra detalhou as razões científicas do programa, além de destacar que cerca de 150 mil crianças poderão ser atendidas na cidade
publicado  em 02/05/2017 15h30
Foto: Patrick Grosner/MDSA

São Paulo – O município de São Paulo vai aderir ao Programa Criança Feliz, do governo federal. A afirmação foi feita pelo prefeito da capital paulista, João Doria, durante reunião com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, secretários e técnicos do ministério e da prefeitura, na manhã desta terça-feira (2).

Na ocasião, o ministro Osmar Terra detalhou as razões científicas do programa e destacou que cerca de 150 mil crianças poderão ser atendidas na cidade. A implementação do Criança Feliz na capital paulista foi interrompida após o Conselho Municipal da Assistência Social não autorizar a adesão. Para o ministro, não há justificativa para esta negativa.

Na origem dos conselhos está a função de fiscalizar, orientar a implantação dos programas e não vetar programas que vão atender as crianças. Um conselho de 20 pessoas vai impedir mais de 100 mil famílias de ter atendimento em casa para os seus filhos pequenos? Acho que o conselho pode rever isso”, afirmou.

O prefeito João Doria destacou a importância da atenção à primeira infância. Ele garantiu que tomará todas as medidas necessárias para que a população de São Paulo seja atendida pelo Criança Feliz.

“Agora vai ter. Já orientei os secretários para que o programa possa ser adotado, de preferência com a aprovação do conselho, ou de alguma outra maneira, mas não faz sentido que a maior cidade brasileira não tenha um programa como este que é importante para a população carente da cidade, especialmente para a população infantil. O ministro pode estar certo que, a partir de agora, este programa será implantado”, garantiu.

Na reunião também foram discutidas ações conjuntas para o enfrentamento à pobreza. Uma das principais preocupações da prefeitura é o aumento do número de pessoas em situação de rua. A troca de experiências evidenciou que município e governo federal estão focados em ações que estimulem a autonomia das pessoas por meio de oportunidades de geração de renda e emprego. Medidas de assistência, inclusão produtiva e microcrédito serão desenvolvidas. Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana.

Município de São Paulo vai aderir ao Programa Criança Feliz - 02/05/2017

Programa – Com atenção voltada para a primeira infância, o Criança Feliz acompanhará mais 4 milhões de beneficiários do Bolsa Família nos primeiros mil dias de vida e as crianças de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todo o país, 2.547 municípios já aderiram à iniciativa. Com foco na visitação domiciliar, o programa reunirá ações em áreas como saúde, educação, cultura e justiça.

Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança.

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa