Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Consulta pública recebe contribuições para plano de atendimento a crianças e adolescentes

Notícias

Consulta pública recebe contribuições para plano de atendimento a crianças e adolescentes

SERVIÇO DE ACOLHIMENTO

O objetivo é construir um modelo que oriente o planejamento das atividades em todo o país
publicado  em 24/04/2017 18h30

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou uma consulta pública para receber contribuições que irão embasar a construção do documento “Orientações para Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento”. O objetivo é criar um modelo que oriente o planejamento das atividades em todo o país.

 “A criação de um modelo único para o PIA constitui um importante referencial para orientar o gestor sobre a estrutura e as atividades necessárias a serem oferecidas no período do acolhimento”, destaca a coordenadora geral de Serviços de Acolhimento do MDSA, Niusarete de Lima. Ela ressalta que a necessidade de um planejamento individual para cada criança e adolescente durante o atendimento está prevista em diferentes normativas nacionais.

“O documento funciona como um histórico, um ‘estudo de caso’ de cada acolhido, contendo informações como registros sobre sua família, se ele vai à escola, recebe atendimento psicológico, dentre outras particularidades”, explica. Além do impacto positivo na qualidade dos serviços oferecidos, as diretrizes estabelecidas fornecerão também os dados exigidos pelo Sistema de Justiça.

Ainda segundo Niusarete, a participação de profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), representantes da sociedade civil, acadêmicos e organizações que trabalham com o tema é essencial para o aprimoramento das informações e a garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos. As sugestões devem ser encaminhadas, por meio de formulário, até 30 de junho para o endereço eletrônico consultapublica-pse@mds.gov.br.

Acesse
Orientações para Elaboração do Plano Individual de Atendimento (PIA) de Crianças e Adolescentes em Serviços de Acolhimento
Formulário orientador para a consulta pública 

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa