Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Bolsa Família e Cadastro Único são debatidos com gestores municipais

Notícias

Bolsa Família e Cadastro Único são debatidos com gestores municipais

POLÍTICAS PÚBLICAS

Secretário nacional de Renda de Cidadania participou de painel no 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília
publicado  em 27/04/2017 18h04
Patrick Grosner/MDSA

Brasília - A importância do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal foi tema de debate ocorrido nesta quinta-feira (27) durante o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. O objetivo do evento é dar condições para que as prefeituras acessem os programas e melhorem os resultados atingidos.

O secretário nacional de Renda de Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Tiago Falcão, participou do painel Estratégias e instrumentalidades de gestão necessárias no enfrentamento das desigualdades. Falcão destacou a dimensão do Bolsa Família e do Cadastro Único e o potencial das ferramentas para servirem de instrumento na elaboração de políticas públicas em âmbito local.

“Os gestores podem trabalhar a partir das bases dos programas para melhorar a gestão. É possível ampliar as políticas públicas através das informações que estão ali. Outra vantagem é a articulação para chegar a determinados públicos específicos”, afirmou.

  Para a coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (RDH/Pnud), Andréa Bolzon, a discussão é fundamental por tratar dos contrastes econômicos e sociais do país. Neste ponto, o Cadastro Único pode contribuir em nível municipal.

“Todas as políticas públicas sociais e previdenciárias precisam ter em conta a desigualdade estrutural da sociedade brasileira e atuar de forma a diminuí-la, e não a propagar essa desigualdade. O Bolsa Família e o Cadastro Único têm como centro essa diminuição, e ninguém tem um conjunto de informações e base de dados tão boa, tão rigorosa, tão eficiente como o Cadastro Único. Então, ele é um norte”, ressaltou.

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), também participaram do debate.

Encontro – Promovido pela Frente Parlamentar de Prefeitos (FNP), o 4º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Com mais de 10 mil participantes, o evento segue até esta sexta-feira (28).

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa