Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2017 > Abril > Alberto Beltrame participa de encontro com prefeitos em Brasília

Notícias

Alberto Beltrame participa de encontro com prefeitos em Brasília

POLÍTICAS PÚBLICAS

Evento reúne gestores municipais para debater desenvolvimento sustentável
publicado  em 25/04/2017 18h05
Foto: Rafael Zart/MDSA

Brasília – O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Alberto Beltrame, participou na manhã desta terça-feira (25), em Brasília, da abertura oficial do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). Na ocasião, ele afirmou que é de extrema importância a parceria entre governo federal e os municípios na construção de políticas públicas.

“O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário tem buscado parcerias com os municípios e os Estados para avançar nos programas sociais, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada [BPC], e, principalmente, nos novos programas que estão sendo encaminhados”, avaliou.

Um dos novos programas da pasta é o de inclusão social e produtiva para beneficiários do Bolsa Família, que será lançado nos próximos meses. O objetivo é promover a geração de emprego e renda entre a população de baixa renda. A estratégia inclui capacitação profissional e incentivo ao microcrédito.

“Só será possível fazer a inclusão produtiva contando com os municípios e Estados. Assim, teremos uma base para o governo federal atuar criando mecanismos para que os programas avancem e, sobretudo, alcancem seus objetivos, que é ampliar o desenvolvimento social e econômico”, destacou Beltrame.

O Criança Feliz é outro exemplo no qual a participação dos municípios é essencial para o desenvolvimento do programa. A iniciativa, lançada em outubro de 2016, tem foco nos primeiros mil dias de vida, com ações nas áreas de saúde, educação e cultura, a fim de promover o desenvolvimento infantil integral.

“É um programa essencial para o desenvolvimento humano, o desenvolvimento infantil e o futuro para o desenvolvimento dos próprios municípios e do país, criando a possibilidade de romper o ciclo intergeracional da pobreza”, reforçou o secretário.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar de Prefeitos (FNP), Márcio Lacerda, os prefeitos brasileiros apostam no empreendedorismo e no papel das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento dos municípios. “Mais de 70% das pessoas empregadas hoje têm sua carteira assinada por micro e pequenas empresas. Entendemos que o microempreendedor individual é estratégico para a geração de emprego e renda”.

Encontro – Durante o evento, técnicos do MDSA vão orientar gestores municipais sobre programas e ações, como Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, Bolsa Família, Sistema Único de Assistência Social (Suas) e Criança Feliz. A intenção é dar condições para que as prefeituras acessem os programas e que eles tenham os melhores resultados.

Promovido pela FNP, o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) tem como tema central “Reinventar o financiamento e a governança das cidades”. Com mais de 10 mil participantes, o evento segue até esta sexta-feira  (28).

Informações sobre os programas do MDSA:
0800 707 2003

 Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa