Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Setembro > Municípios terão papel central no enfrentamento à pobreza, afirma ministro

Notícias

Municípios terão papel central no enfrentamento à pobreza, afirma ministro

Políticas Sociais

Declaração de Osmar Terra foi durante encontro com prefeitos na 39ª Expointer, em Esteio (RS)
publicado  em 01/09/2016 19h11
Exibir carrossel de imagens Fotos: Mauro Vieira/MDSA

Esteio (RS) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, ressaltou nesta quinta-feira (1) que os municípios terão papel central no enfrentamento à pobreza e na criação de oportunidades que garantam a autonomia dos beneficiários do Programa Bolsa Família. A declaração foi durante palestra na Assembleia da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), na 39ª Expointer, em Esteio (RS).

No encontro, Terra apresentou os programas sociais do governo federal e destacou que os prefeitos que realizarem ações de inclusão produtiva, reduzindo o número de pessoas que dependem do Bolsa Família, serão premiados.

De acordo com o ministro, a participação dos prefeitos será fundamental para que os programas sociais alcancem os resultados esperados. “Não há como fazer nada em políticas sociais sem a participação decisiva dos municípios e dos prefeitos”, defendeu.

Capacitação – Em visita ao estande da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS) na feira, o ministro destacou o papel da instituição na capacitação e na assistência técnica dos agricultores familiares, o que contribui para a geração de renda e enfrentamento à pobreza no campo. Terra disse ainda que o ministério estuda a renovação do certificado de filantropia da entidade, documento que garante a isenção de tributos trabalhistas. A notícia foi comemorada pelo presidente da Emater/RS, Clair Kuhn.

Já na Organização das Cooperativas do Rio Grande do Sul (Ocergs), o ministro conheceu propostas de parceria para promover a emancipação produtiva de beneficiários de programas sociais. Uma das ideias é oferecer capacitação profissional na área da construção civil. Os participantes trabalhariam meio turno construindo moradias populares e, ao final, receberiam a casa própria. Terra disse que projetos como esse são importantes para enfrentar a pobreza no país.

Reconhecimento – Ainda durante a visita à feira, Terra recebeu do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) uma placa em agradecimento à contribuição dele, como deputado federal e ministro, para o desenvolvimento do setor.

Expointer – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) participa da Expointer por meio do Pavilhão da Agricultura Familiar. O investimento de R$ 800 mil beneficia 1,2 mil famílias de agricultores familiares de 120 municípios gaúchos. A feira agropecuária, que segue até o dia 4 de setembro, está entre as maiores do segmento na América Latina.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                    
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa