Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Setembro > MDSA reforça continuidade dos programas de segurança alimentar na plenária do Consea

Notícias

MDSA reforça continuidade dos programas de segurança alimentar na plenária do Consea

PAA

Secretário Caio Rocha reafirmou compromisso com fortalecimento dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Cisternas
publicado  em 15/09/2016 16h08
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – Os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Cisternas estão garantidos para os próximos anos. A afirmação é do secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Caio Rocha, que participou, nessa quarta-feira (14), da reunião plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).

De acordo com Caio Rocha, a previsão é executar 100% dos R$ 478 milhões orçados para o PAA em 2016. O ministério quer ampliar o programa para fortalecer ainda mais a agricultura familiar. “Queremos ampliar as compras institucionais. Vamos também conversar com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário para que a gente possa acoplar a esse projeto a questão da assistência técnica e extensão rural.”

O Consea questionou a continuidade do Programa Cisternas no Semiárido e na Amazônia. Segundo o secretário, o MDSA duplicou o orçamento do programa para garantir cisternas de primeira água (consumo humano) e de segunda água (para produção). Serão investidos R$ 250 milhões em 2017. “Há necessidade de fortalecer esse programa, pois ele atua diretamente para a saúde e a sobrevivência das pessoas. Nós queremos qualificar cada vez mais esse trabalho.”

Plano  Durante a reunião, Caio Rocha reafirmou o compromisso do governo federal com as ações para a promoção da alimentação saudável e adequada. Ele destacou ainda que o segundo Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan) será enviado em breve para aprovação dos ministros do pleno da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

Principal instrumento de planejamento, gestão e execução das ações para o período de 2016 a 2019, o plano traz um conjunto de 121 metas e 99 ações estruturadas a partir dos grandes desafios voltados para o acesso, a produção e o consumo de alimentos saudáveis.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa