Notícias
MDSA realiza oficina para debater diretrizes do Programa Criança Feliz
Primeira Infância
Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário reuniu nesta segunda-feira (12), em Brasília, representantes do governo federal para debater as diretrizes do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil, prioritariamente, das crianças beneficiárias do Bolsa Família nos primeiros mil dias de vida.
Segundo o secretário executivo da pasta, Alberto Beltrame, a ideia é romper com o ciclo intergeracional da pobreza. “A estimulação dessas crianças, com o acompanhamento de visitadores, permite uma mudança de vida futura e abre uma janela de oportunidades”.
Beltrame destacou que o sucesso do programa também depende de ações articuladas entre os governos federal, estaduais e municipais. “Nenhum programa dessa natureza funciona sem a intersetorialidade, sem que todas as áreas estejam integradas”.
Para a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, o programa potencializará a ação da saúde. “Para cuidarmos da saúde das nossas crianças de maneira integral é fundamental que tenhamos um programa que crie condições para o desenvolvimento da família”.
A oficina de trabalho segue até esta terça-feira (13), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na ocasião serão apresentadas experiências de programas voltados à primeira infância já implementados em estados e municípios como o Mãe Coruja Pernambucana, Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, e o Família que Acolhe, de Boa Vista (RR).
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa