Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Setembro > MDSA realiza oficina para debater diretrizes do Programa Criança Feliz

Notícias

MDSA realiza oficina para debater diretrizes do Programa Criança Feliz

Primeira Infância

Encontro reuniu representantes do governo federal para definir ações intersetoriais para o desenvolvimento infantil
publicado  em 12/09/2016 17h09
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário reuniu nesta segunda-feira (12), em Brasília, representantes do governo federal para debater as diretrizes do Programa Criança Feliz, que tem como objetivo promover o desenvolvimento infantil, prioritariamente, das crianças beneficiárias do Bolsa Família nos primeiros mil dias de vida.

Segundo o secretário executivo da pasta, Alberto Beltrame, a ideia é romper com o ciclo intergeracional da pobreza. “A estimulação dessas crianças, com o acompanhamento de visitadores, permite uma mudança de vida futura e abre uma janela de oportunidades”.

Beltrame destacou que o sucesso do programa também depende de ações articuladas entre os governos federal, estaduais e municipais. “Nenhum programa dessa natureza funciona sem a intersetorialidade, sem que todas as áreas estejam integradas”.

Para a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Thereza de Lamare, o programa potencializará a ação da saúde. “Para cuidarmos da saúde das nossas crianças de maneira integral é fundamental que tenhamos um programa que crie condições para o desenvolvimento da família”.

A oficina de trabalho segue até esta terça-feira (13), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Na ocasião serão apresentadas experiências de programas voltados à primeira infância já implementados em estados e municípios como o Mãe Coruja Pernambucana, Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, e o Família que Acolhe, de Boa Vista (RR).

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                   
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa