Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Setembro > Governo irá priorizar inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família, afirma ministro

Notícias

Governo irá priorizar inclusão produtiva dos beneficiários do Bolsa Família, afirma ministro

Bolsa Família

Em talk-show promovido pelo Insper, Osmar Terra defendeu a autonomia dos inscritos no programa
publicado  em 23/09/2016 17h39
Foto: Patrick Grosner/MDSA

São Paulo – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, afirmou nesta sexta-feira (23) que a inclusão produtiva dos inscritos no Programa Bolsa Família está entre as prioridades da pasta. Terra participou do Insper Liderança, ciclo de entrevistas em formato de talk-show promovido pela instituição de ensino na capital paulista. 

No encontro, Terra falou sobre as ações que o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) planeja para promover a autonomia dos beneficiários. Segundo ele, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), por exemplo, será reavaliado para atender às necessidades locais. “Os cursos do Pronatec precisam estar vinculados à realidade de cada município”, ressaltou. 

O pente-fino nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Bolsa Família também esteve na pauta do debate, conduzido pelos professores Fernando Shüler e Carlos Melo. A ação do INSS deve alcançar 530 mil beneficiários do auxílio-doença e 1,1 milhão de aposentados por invalidez abaixo dos 60 anos.

No Bolsa Família, uma parceria entre o MDSA e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permitiu a identificação de cerca de 16 mil doadores de campanhas políticas que são beneficiários do Programa Bolsa Família. Os casos em que o volume das doações não estiver de acordo com a capacidade econômica dos beneficiários serão investigados. 

“O pente-fino visa melhorar a governança e direcionar melhor os recursos públicos para quem realmente precisa. Estamos falando de dinheiro público que precisa ser bem gerido”, explicou Terra. 

Durante o evento, Carlos Melo criticou o aumento no número de beneficiários do Bolsa Família nos últimos anos, que passou de 4 milhões de famílias em 2004 para 14 milhões em 2016, conforme dados do MDSA. “Dar condições às famílias de se emanciparem é fundamental e desafiador”, afirmou. 

Insper Liderança – O Insper Liderança é promovido pelos professores Fernando Shüler, titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta, e Carlos Melo, cientista político do Insper. O programa entrevista personalidades com experiência em liderança geral e política. As entrevistas debatem os desafios do país na formação e atuação de lideranças que possam promover mudanças na sociedade. 

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa