Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Outubro > País precisa de ação efetiva contra as drogas, afirma ministro

Notícias

País precisa de ação efetiva contra as drogas, afirma ministro

Combate às drogas

Osmar Terra palestrou sobre o tema, nesta segunda-feira (10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal
publicado  em 10/10/2016 18h59
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, defendeu nesta segunda-feira (10) uma política nacional de combate às drogas. Foi durante a palestra Enfrentamento ao crack e outras drogas: perspectivas e desafios, na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

“Estamos vivendo uma epidemia grave, com o aumento a cada ano de dependentes químicos. Temos que ter uma legislação mais rigorosa, uma política efetiva de ação, de prevenção, de tratamento, que não existe hoje no Brasil”, acrescentou.

Segundo Terra, a dependência química também é uma das maiores causas da pobreza no país. “Um pai que se torna dependente não cuida da família. A questão das drogas permeia todo o esforço que a gente pode fazer para reduzir a pobreza e as desigualdades no Brasil”, explicou.

Na ocasião, o ministro também defendeu as comunidades terapêuticas como o melhor caminho para tratar a dependência química. “Como elas trabalham a questão da abstinência prolongada, assistida, elas têm um efeito muito maior do que a simples redução de danos pregada por uma boa parte dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas no Brasil”, ressaltou.

Terra ainda destacou a relação entre a violência e o consumo de drogas. “A maior causa das agressões domésticas é o álcool, porque é uma droga de mais fácil acesso e legal. Isso pode aumentar muito se legalizarmos as outras drogas”, alertou.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa