Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Outubro > Gestores estaduais discutem educação alimentar e compras da agricultura familiar

Notícias

Gestores estaduais discutem educação alimentar e compras da agricultura familiar

Alimentação saudável

Seminário regional reúne mais de 100 representantes das áreas de saúde, educação, assistência social e agricultura
publicado  em 20/10/2016 20h21
Foto: Rafael Zart/MDSA

Brasília – Compartilhar experiências de educação alimentar e nutricional e estimular parcerias para fortalecer o mercado de compras institucionais para os agricultores familiares. Com esses objetivos, mais de 100 gestores da saúde, da educação, da assistência social e da agricultura do Distrito Federal, Goiás, Acre e Tocantins participam, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), do seminário regional Educação Alimentar e Nutricional + PAA modalidade Compra Institucional - Fortalecendo ações para promoção da alimentação saudável, em Brasília. 

De acordo com a secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Lilian Rahal, para discutir alimentação saudável é fundamental falar em produção de alimentos. Ela apontou que a modalidade Compra Institucional do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma importante ferramenta para alavancar o mercado para os agricultores familiares, ao mesmo tempo em que estimula a produção de alimentos mais saudáveis. 

“É muito importante olhar as duas pontas: a educação alimentar e as compras da agricultura familiar. Temos observado que, quando estados e municípios conseguem viabilizar as compras da agricultura familiar, conseguimos ter um cardápio mais diversificado”, destacou. 

O presidente do Conselho Federal de Nutricionistas, Élido Bonomo, também ressaltou que as duas áreas devem caminhar juntas. “Quando falamos em rever o modo de consumir, temos que rever o modo de produzir. Precisamos sair de um modo de produção que está insustentável, com muitos agrotóxicos e transgênicos, até chegar a um modelo agroecológico. O caminho ainda é muito longo”. 

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e o Conselho Federal de Nutricionistas, o seminário regional é o primeiro de uma série que será realizada em 14 cidades. 

Experiência – Ao participar do encontro em Brasília, a gerente de nutrição da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Karisten Brent, falou das ações voltadas à promoção da alimentação adequada. As experiências vão desde orientações sobre amamentação dos bebês até a ida a supermercados com crianças e idosos para criar cardápios saudáveis e não se deixar enganar pelos rótulos dos produtos.

“A regulação e a rotulagem dos alimentos, por exemplo, são importantes para que todas essas ações juntas consigam mudar a percepção das pessoas em relação à alimentação saudável e a importância delas assumirem o seu papel na hora de escolher os produtos”, afirmou. 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa