Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Sexta com Debate discute políticas públicas de enfrentamento ao zika vírus

Notícias

Sexta com Debate discute políticas públicas de enfrentamento ao zika vírus

POLÍTICAS PÚBLICAS

Antropóloga da UnB Débora Diniz sugeriu ações para garantir a proteção das famílias afetadas
publicado  em 24/11/2016 16h30
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Brasília – O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) promoveu, nesta quinta-feira (24), durante o Sexta com Debate, uma discussão sobre o aprimoramento de políticas públicas voltadas a crianças e famílias afetadas pelo zika vírus. A apresentação foi feita pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB) Débora Diniz.

Diretora do documentário “Zika” e autora do livro “Zika: do Sertão Nordestino à ameaça global”, Débora destacou a importância do incentivo ao desenvolvimento infantil proposto pelo Programa Criança Feliz, lançado recentemente pelo governo federal. Segundo ela, também é preciso criar centros especializados de atendimento às crianças com microcefalia e outros problemas decorrentes do zika vírus.

“Precisamos ter centros de referência em cada estado com maior prevalência da epidemia. O programa Criança Feliz teria que dialogar com esses centros para fornecer atendimento integral a essas crianças”, afirmou.  

O governo federal estuda a construção de centros específicos de acompanhamento de crianças com microcefalia em Campina Grande (PB) e Recife (PE), que concentram grande parte dos casos. A intenção foi manifestada pelo ministro Osmar Terra no dia 16, em visita à Rede Sarah de Reabilitação, em Brasília, ao lado da primeira-dama Marcela Temer, que é embaixadora do Programa Criança Feliz. O objetivo é que os locais ofereçam tratamento, acompanhamento e estimulação para crianças de 0 a 3 anos, além de dar suporte às famílias.

A representante do MDSA na Sala Nacional de Coordenação e Controle para o enfrentamento da dengue, chinkungunya e zika, Gisela Garcia, avaliou como fundamental a discussão do tema entre servidores do ministério e outras áreas do governo federal. “Isso nos ajuda a refletir sobre as nossas ações”, destacou.  

O Sexta com Debate é realizado quinzenalmente com o objetivo de promover a discussão de temas relacionados a políticas sociais. Excepcionalmente, nesta semana, o evento ocorreu na quinta-feira (24).

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa