Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Sagi discute indicadores de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Notícias

Sagi discute indicadores de monitoramento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

POLÍTICAS SOCIAIS

Encontro foi promovido pelo TCU e contou com a presença de outros representantes do governo federal
publicado  em 29/11/2016 18h17
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – A fim de discutir novos indicadores para o acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o Tribunal de Contas da União (TCU) promoveu, nesta segunda-feira (29), em Brasília (DF), o Fórum internacional: Implementando os ODS – Objetivos para Transformar o Brasil. O secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Vinícius Botelho, participou do encontro e explicou como os ODS podem contribuir para a formulação das políticas sociais.

Os ODS constituem uma agenda global com a finalidade de promover o desenvolvimento social, a proteção ambiental e a prosperidade econômica em todo o mundo. A meta é melhorar as condições de vida de todas as pessoas do planeta até 2030. 

Vinícius Botelho destacou que os ODS são uma oportunidade única para estabelecer uma coordenação entre países e promover o desenvolvimento sustentável em escala mundial, sendo ainda uma oportunidade de aprendizado. “Existe uma coordenação de ações entre diversos países. Essa coordenação ocorre por meio de diferentes políticas que são implementadas. O fato de existirem várias políticas com o mesmo objetivo permite que estudemos quais são mais efetivas na execução desses objetivos”, afirmou.

No encontro, também estavam presentes representantes dos Ministérios do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão; Relações Exteriores; Meio Ambiente e da Secretaria de Governo da Presidência da República, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

MDSA – O ministério tem participação ativa nas ações para alcançar os ODS. Comandado pelo IBGE, um comitê foi formado para construir e definir os indicadores, com participação da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (Sagi). “A Sagi tem colaborado nessas discussões para garantir a qualidade e para auxiliar o IBGE na qualidade das informações que são disponibilizadas e balizarão as políticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, explicou Botelho.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa