Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Osmar Terra visita hospital que atende bebês afetados pelo zika vírus em Campina Grande

Notícias

Osmar Terra visita hospital que atende bebês afetados pelo zika vírus em Campina Grande

POLÍTICAS PÚBLICAS

Acompanhado do titular da Saúde, Ricardo Barros, ministro destacou a importância de ofertar tratamento especializado às crianças
publicado  em 28/11/2016 17h12
Foto: Rodrigo Nunes/AscomMS

Campina Grande (PB) – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitaram nesta segunda-feira (28) o Hospital Dom Pedro I, em Campina Grande (PB). Eles acompanharam de perto o trabalho executado pela médica Adriana Melo no atendimento às famílias afetadas pelo zika vírus. A pesquisadora foi a primeira profissional de saúde no mundo a associar os casos de microcefalia ao zika.

Osmar Terra destacou a importância de ofertar tratamento especializado, acompanhamento e estimulação para as crianças de 0 a 3 anos. O governo federal estuda a criação de centros de acompanhamento de crianças com microcefalia em Campina Grande e Recife (PE), reunindo ações integradas nas áreas da saúde, assistência social e educação.

“Precisamos ter um atendimento mais intenso a essas crianças porque elas estão num período em que tudo que puder  ser feito irá melhorar muito a perspectiva de futuro. Os primeiros mil dias de vida são decisivos para que elas consigam recuperar parte do dano cerebral sofrido”, ressaltou Terra.

Os ministros se comprometeram a aprimorar o atendimento, de forma integrada, às crianças com problemas causados pelo zika vírus. No início deste mês, o ministro Osmar Terra declarou que o governo federal pretende firmar parceria com a Rede Sarah, que é referência internacional em reabilitação neuromotora, para a criação dos centros de atenção a essas crianças. Foi durante visita à unidade da instituição em Brasília, na companhia da primeira-dama Marcela Temer, que é embaixadora do Programa Criança Feliz.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa