Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz em simpósio internacional em Recife

Notícias

Osmar Terra apresenta programa Criança Feliz em simpósio internacional em Recife

PRIMEIRA INFÂNCIA

Estudos divulgados no evento reforçam a importância do investimento na primeira infância
publicado  em 08/11/2016 19h22
Foto: Mauro Vieira/MDSA

Recife (PE) – O ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, participou nesta terça-feira (8) do 6º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância, em Recife (PE). Terra apresentou os objetivos do Programa Criança Feliz, que irá promover o desenvolvimento integral na primeira infância de beneficiários do Bolsa Família.

A ação priorizará gestantes e crianças de até 3 anos do programa de transferência de renda, e as de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). As famílias serão acompanhadas por profissionais capacitados, que farão visitas domiciliares periódicas para mostrar aos pais a melhor maneira de estimular o desenvolvimento das crianças.

O ministro Osmar Terra destacou que o programa coloca em prática o Marco Legal da Primeira Infância, aprovado neste ano, contribuindo para formar uma geração mais preparada para o futuro. “Se mudarmos o começo da vida dessa criança, ela poderá ajudar toda a família a sair da pobreza em longo prazo. É um programa de enfrentamento à pobreza”, afirmou.

As pesquisas apresentadas no simpósio reforçaram a importância da criação de um programa como o Criança Feliz. De acordo com os estudos, é no início da vida que o ser humano desenvolve a maior parte das suas competências fundamentais. A ampliação do investimento nessa fase da vida, portanto, terá reflexos diretos no futuro.

Para o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil, Gary Stahl, o Criança Feliz tem potencial para transformar a sociedade brasileira. “Sabemos que representa um desafio, mas é extremamente importante fazer esse investimento e priorizar as famílias mais vulneráveis. É uma política excelente que pode ser um dos eixos transformadores do país”, disse.

O 6º Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância é promovido pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Faculdade de Medicina da USP, Insper, Hospital Infantil Sabará e Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                 
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa