Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Mesa Brasil Sesc em Belo Horizonte (MG) capacita voluntários para o Banco de Alimentos

Notícias

Mesa Brasil Sesc em Belo Horizonte (MG) capacita voluntários para o Banco de Alimentos

Banco de Alimentos

Projeto “Voluntariado Sustentável” oferece oportunidade e valoriza talentos
publicado  em 21/11/2016 17h46

Brasília - O curso “Voluntariado Sustentável” é uma das várias ações educativas desenvolvidas pelo Programa Mesa Brasil SESC de Belo Horizonte (MG). Todos os dias, voluntários do Mesa Brasil auxiliam na seleção dos alimentos, higienização e entrega das doações.

Com mais de 640 inscritos, a ação capacita voluntários, por meio de cursos, palestras e eventos, com o intuito de minimizar o desperdício de alimentos e reduzir a condição de insegurança alimentar de crianças, jovens, adultos e idosos.

Na atividade, são realizados minicursos gratuitos de trabalhos manuais e gastronomia.  Durante os cursos, os participantes aprendem gratuitamente a selecionar alimentos, evitar o desperdício, reciclar e a ter uma alimentação saudável.

A gerente de Assistência do Sesc em Minas Gerais, Eliana das Graças, conta que a atividade foi idealizada como forma de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos voluntários do programa. “A ideia é que eles possam entender a importância de sua participação nas ações de cunho social a favor da vida e contra a fome e a desnutrição”, explica.

Para ela, a iniciativa ainda possibilita a geração de renda e a qualificação técnica organizacional dos colaboradores das entidades sociais, além de contribuir para a sustentabilidade das instituições, uma vez que os participantes se tornam multiplicadores das ações.

Belo Horizonte foi a primeira cidade de Minas Gerais a receber o programa Mesa Brasil do Sesc. A iniciativa está presente na cidade desde 2003. Em 2015, por meio de doações, o Banco de Alimentos de Belo Horizonte conseguiu atender 35 mil pessoas no município.

Os alimentos que seriam descartados, mesmo em condições próprias de consumo, foram coletados e distribuídos entre 137 instituições filantrópicas de Belo Horizonte.

Eliana disse ainda que o programa realiza a distribuição dos alimentos de acordo com o número de pessoas atendidas por instituição social e também pelo número de refeições servidas diariamente. “As doações são calculadas pelas nutricionistas do programa para que o consumo ocorra dentro do prazo de validade. Esta é uma ação fundamental para o sucesso da ação”, afirma.

O Projeto Voluntariado Sustentável foi uma das 12 ações selecionadas para participar da I Mostra de Experiências de Bancos de Alimentos, que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília. O evento também terá a apresentação em pôster de outros 50 trabalhos.

Realizado pelo MDSA em parceria com Embrapa, Mesa Brasil Sesc, ONG Banco de Alimentos, Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e Associação Prato Cheio, o evento vai promover a troca de experiências e vivências do trabalho nos Bancos de Alimentos.

 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                  
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa