Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Galpão do Mesa Brasil de São Paulo se transforma em ponto de apoio logístico para doações

Notícias

Galpão do Mesa Brasil de São Paulo se transforma em ponto de apoio logístico para doações

SEGURANÇA ALIMENTAR

Centro de Captação e Armazenagem permitiu o recebimento de grandes quantidades de doações e agilizou a distribuição dos alimentos
publicado  em 03/11/2016 14h03

Brasília – Mais de 1,5 mil toneladas de alimentos armazenados no galpão de 1.600 m2 e doados para entidades socioassistenciais em um ano. Os números gigantes são do Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (Cecam) de São Paulo (SP). A experiência inovadora do Mesa Brasil permitiu receber grandes quantidades de doações e agilizou a distribuição dos alimentos nas 13 unidades do programa no estado de São Paulo. “Temos uma média de 350 toneladas de alimentos doados por mês”, conta a coordenadora estadual do Mesa Brasil e nutricionista, Karen Leal da Silva.

O galpão se tornou um ponto de apoio logístico para as unidades paulistas do Mesa Brasil, um local estratégico para a distribuição dos alimentos em cidades do interior, litoral e na capital. A frota de quatro caminhões aperfeiçoou as buscas pelas doações e as entregas nas entidades atendidas pelo programa.

A equipe de triagem aumentou, melhorando o tempo em que o produto é conferido, identificado e enviado para a armazenagem. Antes do Centro de Captação e Armazenagem, os processos eram mais demorados e era difícil receber grandes volumes.  “Começamos a receber muitas doações das indústrias, que doam em grandes volumes. Então a gente precisava de um lugar maior para armazenar os produtos”, explicou Karen.

O novo espaço chamou a atenção e 13 novos doadores, como indústrias e distribuidores agropecuários, surgiram. As carretas chegam diariamente cheias de cheias de arroz, leite, biscoitos, hortifrútis, iogurtes, queijos e outros produtos refrigerados. “Nós atendemos 830 instituições no Mesa Brasil. São 13 unidades do programa, mas as nossas doações conseguem chegar em 50 municípios do estado”, afirmou a coordenadora.

Para a nutricionista, programas como o Mesa Brasil combatem o desperdício de alimentos, fazendo doações a quem mais precisa. “A gente também promove o acesso das pessoas a produtos que talvez ela nunca fosse experimentar. Como um iogurte, um biscoito, um leite, uma fruta diferenciada.”

A estratégia Centro de Captação e Armazenagem Mesa Brasil (Cecam) foi uma das 12 selecionadas para participar da I Mostra de Experiências de Bancos de Alimentos, que será realizada nos dias 23 e 24 de novembro, em Brasília. O evento também terá a apresentação em pôster de outros 50 trabalhos.

Realizado pelo MDSA em parceria com Embrapa, Mesa Brasil Sesc, ONG Banco de Alimentos, Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul e Associação Prato Cheio, o evento vai promover a troca de experiências e vivências do trabalho nos Bancos de Alimentos.

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA                                   
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa