Notícias
Centro de informações em saúde poderá servir de base para gestão estratégica dos programas sociais
Brasília – O ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, esteve em Goiânia (GO), nesta terça-feira (29), para conhecer o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Conecta SUS). Pioneira no Brasil, a unidade coleta e gerencia indicadores de saúde e socioeconômicos dos 246 municípios de Goiás com o objetivo de aperfeiçoar a gestão e melhorar o atendimento da população.
Ao visitar o centro, Osmar Terra destacou que a iniciativa é um exemplo e poderá servir de base para a criação de ferramentas de acompanhamento e gestão de indicadores sociais, além de ajudar na execução de programas, como o Criança Feliz. “O Conecta SUS é um avanço muito importante no monitoramento e gestão dos recursos públicos. Podemos aproveitar isso para os programas sociais e desenvolver um instrumento precioso de acompanhamento e evolução social das famílias”.
Terra afirmou ainda que o modelo de monitoramento pode ajudar no planejamento, acompanhamento e avaliação dos resultados das visitas domiciliares que serão realizadas pelo Criança Feliz. “Para o programa, esse é um instrumento fundamental porque vamos acompanhar 4 milhões de crianças com visitação semanal nos primeiros mil dias de vida”.
O Criança Feliz vai promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. Profissionais treinados vão visitar periodicamente as famílias para mostrar aos pais a melhor maneira de estimular as crianças. Os filhos beneficiários do Bolsa Família serão acompanhados desde a gestação até os três anos de idade. Já nas famílias que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) o atendimento será até os seis anos.
O governador de Goiás, Marconi Perillo, confirmou que o estado vai aderir ao programa. “Estamos todos engajados, agregando a esse programa porque ele vai ser importante para a criança”, ressaltou.
O Criança Feliz está em fase de implantação. O prazo para que os governos estaduais façam a adesão ao programa termina na sexta-feira (3). O objetivo do governo federal é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018.
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa