Notícias
BPC é antecipado em Tubarão (SC)
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Brasília – O pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) será antecipado a partir deste mês para 920 idosos e pessoas com deficiência de Tubarão (SC). Eles já poderão sacar o benefício no dia 24 de novembro. A antecipação valerá enquanto durar a situação de calamidade no município, afetado pelas chuvas.
“Essa antecipação é importante para apoiar as famílias que estão passando por dificuldades em razão da situação do município. É mais uma proteção do governo para essa população”, afirma o diretor do Departamento de Benefícios Assistenciais do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Allan Silva.
Os beneficiários também poderão antecipar o valor de mais um benefício. Neste caso, eles devem assinar o termo de opção que estará disponível no banco ou correspondente bancário onde costumam realizar os saques. O valor antecipado deverá ser ressarcido ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em até 36 parcelas, a partir do terceiro mês seguinte ao da antecipação. O desconto ocorrerá gradativamente durante o pagamento do BPC, sem qualquer custo ou correção.
Benefício – O BPC é um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de um salário mínimo ao idoso com mais de 65 anos e à pessoa com deficiência, desde que eles não possuam meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família.
Para ter direito ao recebimento, a renda mensal da família deve ser inferior a ¼ do salário mínimo por pessoa. Somente em casos de desastres naturais, o pagamento do BPC deixa de seguir o calendário escalonado, feito de acordo com o último número do benefício (excluindo o dígito).
Acesse aqui a portaria que autoriza a antecipação do pagamento do BPC.
Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa