Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Novembro > Ações de segurança alimentar do MDSA serão apresentadas em fórum das Nações Unidas

Notícias

Ações de segurança alimentar do MDSA serão apresentadas em fórum das Nações Unidas

Agricultura familiar

Secretário Caio Rocha participa do evento na África do Sul
publicado  em 14/11/2016 14h24

Brasília – As estratégias brasileiras de segurança alimentar e nutricional serão apresentadas durante o Fórum Internacional Iniciativas de Proteção Social para Atingir a Fome Zero, entre os dias 15 e 17 de novembro, na Cidade do Cabo, África do Sul.

Organizado pelo Centro de Excelência contra a Fome, do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), o evento vai reunir diversas experiências voltadas à proteção social. O secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), Caio Rocha, apresentará as principais ações da pasta na área.

“O Brasil tem grandes exemplos, como o Programa de Aquisição de Alimentos, que permite a compra de produtos da agricultura familiar, beneficia os agricultores e fomenta o desenvolvimento local. Outra ação importante é a compra da agricultura familiar para a merenda escolar. Também estamos rediscutindo a redução do uso de açúcar nas bebidas, sempre com foco na alimentação saudável”, destacou.

Após a saída do Mapa da Fome das Nações Unidas, uma das preocupações do governo brasileiro é com as doenças decorrentes da má alimentação. Dados do Ministério da Saúde apontam que 57% da população adulta no país está com excesso de peso e 21%, obesa. “Além disso, 70% das doenças que temos no país decorrem de uma alimentação não adequada. Precisamos mudar essa realidade”.

 Para Caio Rocha, o evento também permitirá a troca de experiências. “Será importante para conhecermos os exemplos de outros países e levarmos nossos resultados, que podem contribuir para que outras nações possam utilizá-los, auxiliando-os no desenvolvimento”.

O fórum faz parte de uma estratégia mundial para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), entre eles acabar com a pobreza e a fome. Mais de 150 países se comprometeram a atingir os 17 ODS nos próximos 15 anos. 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDSA
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa