Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > PAA: MDS propõe metas e limites para cinco estados

Notícias

PAA: MDS propõe metas e limites para cinco estados

AGRICULTURA FAMILIAR

Ministério vai investir R$ 32,3 milhões para que prefeituras e governos estaduais adquiram alimentos de 5 mil agricultores familiares
publicado  em 17/03/2016 12h37

Brasília – Os governos estaduais do Acre, Alagoas, Distrito Federal, Pernambuco e Rondônia têm até o princípio de abril para pactuar limites financeiros e metas para execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na modalidade Compra com Doação Simultânea. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai investir R$ 32,2 milhões para que sejam adquiridos alimentos de 5 mil agricultores familiares.

Os governos estaduais já executam o programa, em parceria com as prefeituras, desde 2014. O coordenador geral de Articulação Federativa para o Abastecimento Alimentar do MDS, João Paulo Sotero, explica que “após a confirmação, os estados devem elaborar proposta de participação para a execução do PAA, indicando os municípios participantes, os alimentos que serão adquiridos, os agricultores familiares que fornecerão alimentos e as entidades que serão atendidas”.

A proposta deve garantir que 40% dos agricultores participantes sejam de baixa renda, que 40% sejam mulheres e que 5% para aqueles que fornecem produtos orgânicos ou agroecológicos. A compra dos alimentos será feita após a análise e aprovação do MDS. Os produtos adquiridos são doados às pessoas em insegurança alimentar, por meio da rede socioassistencial e dos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos) além de creches e escolas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa