Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > Oficina debate a assistência social no meio rural

Notícias

Oficina debate a assistência social no meio rural

TERRITORIALIDADE

Encontro subsidia a construção do Plano Decenal do Sistema Único de Assistência Social (Suas)
publicado  em 21/03/2016 17h30
Lia de Paula/MDS

Brasília – A população rural em situação de vulnerabilidade social é tema de discussão na oficina de trabalho Assistência Social no Meio Rural, realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) nesta segunda (21) e terça-feira (22). O objetivo do encontro é entender as especificidades do meio rural para melhorar o atendimento da assistência social nessas regiões, para subsidiar a construção do Plano Decenal do Sistema Único de Assistência Social (Suas).

A socióloga, doutora em Economia e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Bacelar, apresentou estudo sobre a diversidade do território rural e que as políticas públicas devem incorporar as diferenças na sua implantação. “As politicas podem e devem tratar as especificidades. Não podemos ter medo dessa palavra. Tenho que atender olhando para as especificidades regionais, culturais e as várias outras.”

O conselheiro da assistência social do estado de São Paulo, Daniel Martins Silva, destacou que a política de assistência social precisa atingir o meio rural de forma intensa. “É preciso assegurar que a população continue na terra e, assim, evitar que ela siga para a cidade em busca de uma vida melhor. Temos que dar condições para que as famílias fiquem no meio rural. E esse suporte também é papel do Suas.”

Segundo o secretário nacional adjunto de Assistência Social do MDS, José Dirceu Galão Junior, o meio rural é um desafio por causa das grandes distâncias territoriais. “Discutir essas ideias, sobretudo nas regiões onde há prevalência do meio rural, nos ajuda a ter um Plano Decenal mais alinhado com as necessidades da assistência social.”

A oficina conta com a participação de representantes do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) e técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa