Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > Governo federal lança capacitação para gestores da assistência social de São Paulo

Notícias

Governo federal lança capacitação para gestores da assistência social de São Paulo

TRABALHADORES DO SUAS

Programa terá 2.250 vagas para três cursos do CapacitaSuas, que iniciam a partir de 4 de abril
publicado  em 22/03/2016 15h07

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou nesta terça-feira (22), em São Paulo, três novos cursos do Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (CapacitaSuas). Nesta última fase da primeira etapa do programa, que iniciou no final de 2012, serão oferecidas 2.250 vagas para os profissionais da área da assistência social em todo o estado de São Paulo.

As vagas são divididas em três cursos: Introdução ao Provimento de Serviços e Benefícios Socioassistenciais e acompanhamento do Brasil Sem Miséria; Atualização em Gestão Financeira e Orçamentária do Suas e Atualização em Indicadores para Diagnóstico e acompanhamento do Suas e do Brasil Sem Miséria. As aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de abril.

Durante o evento, o secretário nacional de Avaliação e Gestão da Informação do MDS, Paulo Jannuzzi, destacou a importância do investimento na formação de gestores e técnicos. “A qualificação dos serviços socioassistenciais, a gestão dos recursos orçamentários e o aprimoramento das atividades de monitoramento e avaliação são demandas urgentes e inescapáveis da administração pública, em especial do Suas. E o governo federal está justamente fazendo isso com a implementação do programa CapacitaSuas em todo o país.”

Programa – O CapacitaSuas foi criado para melhorar cada vez mais o atendimento nas dez mil unidades públicas socioassistenciais espalhadas pelo país, por meio da qualificação dos profissionais do Sistema Único de Assistência Social. No total, são cerca de 600 mil profissionais que levam assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade.

Foram transferidos, nesta primeira fase do programa, mais de R$ 27,3 milhões para o aperfeiçoamento do atendimento à população, totalizando 37.061 vagas em 23 estados e no Distrito Federal. “Com a entrada de São Paulo na execução, o CapacitaSuas alcança 98,6% da meta de capacitação pactuada na primeira fase do programa”, explicou Jannuzzi.

Os estados da Paraíba, Paraná e Mato Grosso Sul já iniciaram a segunda fase, que conta com mais cinco novos cursos: Atualização sobre a Organização e Oferta dos  Serviços da Proteção Social Especial; Atualização em Vigilância Socioassistencial do Suas; Atualização para a elaboração de Planos de Assistência Social; Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica no Suas, e Introdução ao Exercício do Controle Social do Suas.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa