Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > Encontro regional reúne gestores da assistência social do Sudeste

Notícias

Encontro regional reúne gestores da assistência social do Sudeste

PARTICIPAÇÃO SOCIAL

Secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro afirma que evento é oportunidade para planejar estratégias para aprimorar serviços e benefícios socioassistenciais
publicado  em 17/03/2016 09h21

Brasília – Representantes municipais da assistência social de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo se reúnem, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), em Venda Nova do Imigrante (ES), para contribuir para a elaboração do Plano Decenal 2016/2026 do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, participa do Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) no Sudeste. 

“O encontro dá oportunidade para planejarmos estratégias de como aprimorarmos nossos serviços e benefícios que de alguma forma ainda não foi deliberado. Esse é um esforço necessário para consolidarmos o Suas nos próximos dez anos”, afirmou Ieda Castro. O presidente do Congemas, José Rodrigues Rocha Júnior, e o presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), André Quintão, também participam do evento. 

Nele, cerca de 500 gestores e técnicos das prefeituras, juntamente com representantes do MDS, participam de painéis, grupos de trabalho e minicursos para analisar a qualidade da gestão, sua estruturação e a atual situação dos serviços e benefícios da assistência social. A ideia é propor novas diretrizes para o aperfeiçoamento do Suas. No segundo dia, haverá cinco grupos de trabalho para discutir o enfrentamento da pobreza e das desigualdades, as mudanças na sociedade, a violência e a violação de direitos, as diferenças territoriais e de públicos atendidos e a importância do controle e da participação social. 

Os participantes também podem se capacitar sobre o marco regulatório do Sistema Único de Assistência Social e a parceria com organizações da sociedade civil, sobre as mudanças no repasse de recursos, que passou a ser realizado em blocos de serviços de acordo com a complexidade. Além disso, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Cadastro Único para Programas Sociais e a regionalização da oferta de serviços são abordados nas apresentações. 

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa