Notícias
Empoderamento feminino em pauta no Dia Internacional da Mulher
Cine com Debate
Brasília – No Dia Internacional das Mulheres, terça-feira (8), o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promoveu mais uma edição do Cine com Debate. A exibição dos documentários No Devagar Depressa dos Tempos, dirigido por Eliza Capai, e As Sementes, dirigido por Beto Novaes, levantaram a discussão do empoderamento das mulheres de baixa renda e das agricultoras familiares.
Em No Devagar Depressa dos Tempos, a jornalista Eliza conta história de mulheres que vivem no Sertão e que, com a ajuda do Bolsa Família, conseguem se impor mais dentro de casa e priorizar o bem estar dos filhos. Ela considera que ainda é necessário avançar. “Além da transferência de renda também temos que pensar políticas públicas que ajudem essas mulheres a se livrar da violência doméstica.”
A coordenadora-geral de Administração de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba, destaca a importância do programa para que as famílias melhorem de vida. “Com a transferência, a mulher ganha mais autonomia e autoestima. Além disso, o Bolsa Família traz uma série de oportunidades que vão romper com o ciclo da pobreza.”
Em As Sementes, o cineasta Beto Novaes mostra a realidade das agricultoras familiares que participam ativamente de movimentos agroecológicos no Brasil. Ações de segurança alimentar e nutricional, como comprar alimentos das pequenas agricultoras para abastecer escolas, ajudam as mulheres a ter uma vida melhor. “Essas imagens podem se tornar instrumentos pedagógicos de educação para a formação de consciências.”
A secretária nacional adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, ressalta que os dois filmes dialogam com o trabalho que vem sendo realizado pelo governo federal. “Dá pra perceber como esse trabalho impacta na vida das pessoas lá na ponta.”
Ela ressalta o papel dessas ações nos resultados que o país alcançou nos últimos anos. “Ações como essa levou o Brasil a sair do Mapa Mundial da Fome, em 2015”, lembra. E agora o país tem dois desafios. “Temos que levar alimentos para alguns segmentos específicos que ainda estão em situação de insegurança alimentar e promover uma alimentação saudável, combatendo doenças como obesidade e hipertensão.”
Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa