Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > Conselhos podem fortalecer Suas e apoiar serviços socioassistenciais

Notícias

Conselhos podem fortalecer Suas e apoiar serviços socioassistenciais

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Ministra Tereza Campello participou, nesta sexta-feira (11), de reunião do Conselho Nacional de Assistência Social com conselhos estaduais
publicado  em 11/03/2016 16h39
Foto: Ana Nascimento/MDS

Brasília – “Precisamos avançar na qualificação dos conselhos municipais, dar apoio técnico e orientar a coordenação da política para que a população seja bem atendida”, afirmou nesta sexta-feira (11) a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela participou da reunião conjunta do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) com os conselhos estaduais e os convocou a apoiarem as prefeituras no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e na melhoria dos serviços ofertados. “Os conselhos não tem só papel de controle, de aprovar as contas. Também precisam cuidar da política de assistência social.”

Tereza Campello também avaliou os resultados da X Conferência Nacional de Assistência Social, realizada no final de 2015. “A Conferência mostrou a maturidade da política, mesmo sendo uma construção recente. Ela é só um reflexo do que avançamos nos últimos anos”, disse. Um dos pontos destacados pela ministra é a recente mudança no repasse dos recursos por meio de blocos, de acordo com a complexidade dos serviços. “Paramos de olhar para as ‘caixinhas’ e olhamos para a política como um todo.”

A presidenta do Conselho Estadual de Assistência Social do Ceará, Silvana Simões, contou que neste ano, para apoiar as gestões municipais, já realizou um seminário e diversas reuniões descentralizadas com as 184 cidades cearenses. “Eles precisam do nosso apoio na qualificação dos conselheiros, para que entendam a importância da fiscalização do governo e das entidades.”

Para o presidente do CNAS, Edvaldo da Silva Ramos, as reuniões com os estados são oportunidades para dar unidade à rede de assistência social. “O Conselho é o guardião do Suas e cabe a ele zelar pela execução da política, dos projetos e pelo recebimento dos benefícios. Construímos um sistema gigantesco em termos de números e precisamos melhorar a qualidade das nossas ofertas.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa