Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Março > Conferência nacional fortalece ainda mais o Suas

Notícias

Conferência nacional fortalece ainda mais o Suas

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Diagnóstico da realidade municipal apóia elaboração do Plano Decenal da assistência social
publicado  em 08/03/2016 11h55

Brasília – Os resultados da 10ª Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro passado, e as estratégias de construção do plano decenal do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foram temas da teleconferência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), nesta segunda-feira (7).

A secretária nacional de Assistência Social do MDS, Ieda Castro, afirmou que as deliberações da conferência revelam a vontade de avançar. “O Suas foi reafirmado como um sistema público de assistência social. Além disso, ficou claro que as responsabilidades devem ser compartilhadas pelos três entes federados.”

Ieda destacou que o evento foi um momento importante para que comunidades específicas apresentassem suas demandas. “Algumas comunidades ainda não se sentem atendidas pela assistência social e reivindicaram que o sistema se reorganize para que as ofertas e serviços atendam as especificidades.”

Ela ainda explicou que o plano decenal do Suas que está sendo elaborado tem por base as deliberações da Conferência Nacional, do relatório de avaliação do primeiro plano decenal e das metas e prioridades definidas entre os governos federal e estaduais e as prefeituras. “Os gestores municipais devem fazer diagnóstico e prognóstico das suas realidades, avaliar as ofertas e serviços e participar dos encontros regionais do Congemas [Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social], para terminarmos em maio esse primeiro desenho do plano.”

O presidente do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Edivaldo Ramos, ressaltou a importância do debate. “Nosso foco está principalmente na participação do controle social nessa política. Tudo que fizemos nesses 10 anos de Suas foi nesse formato de construção coletiva. A intenção é intensificar o debate e a participação.”

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br 

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa