Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Maio > Osmar Terra é o novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

Notícias

Osmar Terra é o novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário

POSSE

Deputado federal pelo PMDB, gaúcho é médico e tem experiência administrativa como prefeito e secretário estadual de Saúde; a primeira infância é uma das suas principais bandeiras
publicado  em 13/05/2016 15h28
Foto: Lia de Paula/MDS

Brasília – O deputado federal Osmar Gasparini Terra, 66 anos, é o novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário. Nascido na cidade de Porto Alegre, o gaúcho foi escolhido pelo presidente em exercício Michel Temer para comandar uma das pastas mais importantes da área social do governo federal, que também incorporou o desenvolvimento agrário.

“Os programas sociais vão ser mantidos. O que faremos será aprimorá-los”, destacou o ministro durante a posse nesta quinta-feira (12). Para Terra, o desafio do governo será recuperar a confiança e a credibilidade do Brasil. “Precisamos retomar os investimentos para resgatar o desenvolvimento do país, com pleno emprego”, acrescentou.

Sobre a fusão dos ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário, o ministro lembrou que as duas pastas se comunicam. “Nossa ênfase no Desenvolvimento Agrário, que agora se junta ao Desenvolvimento Social, será trabalhar para aumentar a renda dos pequenos produtores e diminuir o número de pobres nessa população”, explicou.

Terra ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1986 e sete anos depois foi eleito prefeito da cidade de Santa Rosa (RS). Entre os anos de 2001 e 2010 licenciou-se do mandato de deputado federal, em várias ocasiões, para ocupar o cargo de secretário de estado de Saúde do Rio Grande do Sul. Atualmente, Terra está no quinto mandato como deputado federal.

Osmar Terra é médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem especialização em Saúde Perinatal, Educação e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília. Terra também é autor de dois livros: Municipalização da saúde na prática – experiência de Santa Rosa, e Entenda melhor suas emoções, sobre a popularização da neurociência.  

Primeira infância – Terra tem a primeira infância como uma bandeira. É autor do Projeto de Lei 6.998/2013 - hoje Lei 13.257 de 2016 -, que dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância e foi sancionado em 8 de março de 2016.

Entre 2003 e 2010, arquitetou e implementou o Programa Primeira Infância Melhor (PIM) no Rio Grande do Sul, que se tornou uma política pública estadual em 2006. Em 2000, no estado, já havia coordenado o programa para a proteção de crianças e adolescentes em situação de risco (Piá 2000/RS).

Osmar Terra também foi secretário executivo do Programa Nacional Comunidade Solidária entre 1999 e 2001. Em 1995, presidiu a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Em 1986, assumiu a Superintendência do Inamps/RS, quando colaborou com a implantação do SUS no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Informações para a imprensa:
Ascom/Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa