Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Maio > MDS entrega Plano Decenal da Assistência Social ao CNAS

Notícias

MDS entrega Plano Decenal da Assistência Social ao CNAS

SUAS

Instrumento orienta as ações de proteção social para os próximos 10 anos e atende às deliberações da sociedade e dos governos efetivadas durante a X Conferência Nacional
publicado  em 11/05/2016 20h04
Ubirajara Machado/MDS

Brasília – A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ieda Castro, protocolou nesta quarta-feira (11), no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), o Plano Decenal de Assistência Social 2016-2026. “O plano vai dar materialidade as deliberações da X Conferência de Assistência Social. Ele inaugura um novo ciclo na consolidação do Suas.”

De acordo com Ieda Castro, o documento apresenta diretrizes e objetivos para universalizar a proteção socioassitencial. “O plano torna acessível a assistência social para todos os segmentos da população, em todas as regiões do Brasil.”

O diretor de Gestão do Suas do MDS, José Crus, coordenou o processo de formulação do plano e destaca a importância deste instrumento. “É o cumprimento das responsabilidades e atribuições do órgão gestor federal, a Secretaria Nacional de Assistência Social. O plano é um instrumento de gestão do Suas.”

A secretaria executiva do CNAS, Maria das Mercês Filgueiras, explica que o plano cumpre as deliberações da X Conferência Nacional. “Ele vai nortear esses próximos 10 anos. O documento era muito aguardado”, afirma. O Conselho avalia o documento em sua próxima reunião, nos dias 17 a 19 de maio. Após a deliberação e apreciação, o órgão vai determinar um prazo para que os órgãos estaduais e municipais elaborem seus planos decenais e refaçam a revisão dos Planos Plurianuais.

Informações sobre os programas do MDS:
0800-707-2003
mdspravoce.mds.gov.br

Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa