Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Maio > Alberto Beltrame assume a Secretaria Executiva do Ministério

Notícias

Alberto Beltrame assume a Secretaria Executiva do Ministério

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Médico gaúcho, que tomou posse nesta quinta-feira (19), estava no Ministério da Saúde
publicado  em 19/05/2016 19h36
Foto: Lia de Paula/Ascom

Brasília - O médico Alberto Beltrame assumiu, nesta quinta-feira (19), a Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Até a última quarta-feira (20), ocupava o cargo de secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

Gaúcho, formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Beltrame é especialista em Pediatria e em administração hospitalar e mestre em Gestão de Sistemas de Saúde pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

“Embora, nesses últimos 30 anos de carreira, tenha me dedicado principalmente à saúde pública, tive experiência na assistência social num momento histórico importante. No início da década de 1990, quando ocorreu a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas)”, disse.

O secretário acredita que a interface da assistência social e saúde é enorme. “O entendimento das condicionantes sociais é muito importante para se desenvolver políticas públicas, tanto na assistência social quanto na atenção à saúde”.

Currículo – Beltrame acumula três passagens pelo Ministério da Saúde. De 1999 a 2003 coordenou os Sistemas de Alta Complexidade e o Sistema Nacional de Transplantes. No período, também dirigiu o Departamento de Redes e Sistemas Assistenciais, foi coordenador da Comissão de Serviços de Saúde representando o Brasil no Mercosul. Entre 2007 e 2008, voltou ao Ministério da Saúde como diretor do Departamento de Atenção Especializada. Entre outubro do ano passado até a última quarta-feira (18), ocupou o cargo de secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, mesmo cargo que ocupou entre 2008 e 2011.

Na área de assistência social, foi presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social, no início da década de 1990, início da implantação do Suas e da Loas.

O médico também foi superintendente Regional do extinto INAMPS no Rio Grande do Sul (1986 a1990), diretor de Assistência Médica do Instituto de Previdência do Estado do Rio Grande do Sul em duas gestões (1990 a1991 e 1994). Entre 1994 e 1996, foi diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e diretor do Trabalho na Secretaria Estadual do Trabalho, Cidadania e Assistência Social/RS (1996 a1997).

Na área hospitalar, foi superintendente de várias instituições filantrópicas, como o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul. Atualmente, preside o Conselho de Administração do Grupo Hospitalar Conceição, em Porto Alegre. 

Informações para a imprensa:
Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa