Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Junho > Tecnologia geoespacial poderá auxiliar mapeamento de vulnerabilidades sociais

Notícias

Tecnologia geoespacial poderá auxiliar mapeamento de vulnerabilidades sociais

Desenvolvimento Social

Parceria entre MDSA e Embrapa pode ajudar na criação de um recorte e na definição de ações pontuais para atingir localidades que apresentam população vulnerável
publicado  em 15/06/2016 18h14
Foto: Lia de Paula/MDSA

Brasília - Parceria entre o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá auxiliar na identificação de vulnerabilidades sociais por meio de tecnologia geoespacial. 

Nesta terça-feira (15), o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDSA, Caio Rocha, recebeu o chefe-geral da Embrapa Monitoramento por Satélite, Evaristo de Miranda, para discutir a implantação de um sistema de gestão territorial para mapear e monitorar municípios brasileiros que apresentam população em extrema vulnerabilidade social. 

De acordo com Caio Rocha, as tecnologias em questão poderão ajudar na criação de um recorte e na definição de ações pontuais para atingir as localidades que apresentam população vulnerável. “Estamos na expectativa de que esse método nos forneça informações que poderão possibilitar ao governo federal focalizar as ações dos seus ministérios no combate à fome”, afirmou. 

O sistema poderá subsidiar dados para a aplicação nos programas informacionais do MDSA e de outros ministérios. O foco será mapear os municípios que apresentam grupos de alta vulnerabilidade, mas também localidades para distribuição de cestas de alimentos para população em insegurança alimentar e áreas do programa Cisternas. 

Informações para a imprensa:
Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa