Notícias
Seis municípios aderem ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
SISAN
Brasília – Mais quatro municípios maranhenses e dois catarinenses aderiram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Com Campo Erê e Campinzal, em Santa Catarina, e Davinópolis, Joselândia, Matões do Norte e Pio XII, no Maranhão, já são 135 prefeituras inscritas no Sistema, além dos 26 estados e do Distrito Federal.
O Sisan tem por objetivo coordenar as ações públicas em segurança alimentar e nutricional e articular a integração entre os entes federados e a sociedade civil para garantir o direito humano à alimentação adequada à população. A previsão é que 600 municípios façam parte do Sisan até 2019, conforme o Plano Plurianual (PPA).
Ao aderir ao Sisan, a gestão estadual, distrital ou municipal se compromete a instituir um conselho para discutir todas as ações, planos e metas de segurança alimentar e nutricional com a sociedade civil. Além disso, cada ente deverá instalar uma câmara intersetorial e elaborar um Plano de Segurança Alimentar e Nutricional.
“Aderir ao Sisan é importante porque significa que o município passa a ter uma gestão para coordenar ações intersetoriais e incentivar a participação social na construção da política. Os gestores pensam de forma conjunta e articulada as políticas necessárias para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada para a população”, afirma o coordenador geral de apoio à implantação e gestão do Sisan do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Élcio Magalhães.
Informações para a imprensa:
Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/area-de-imprensa