Você está aqui: Página Inicial > Área de imprensa > Notícias > 2016 > Junho > Osmar Terra conhece programa voltado à primeira infância em Boa Vista

Notícias

Osmar Terra conhece programa voltado à primeira infância em Boa Vista

Família Que Acolhe

Desenvolvimento humano é uma das prioridades do ministério
publicado  em 27/06/2016 17h40
Foto: Patrick Grosner/MDSA

Brasília – “Uma criança bem estimulada nos primeiros três anos de vida consegue romper com o ciclo intergeracional da pobreza”, defendeu o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra. Nesta segunda-feira (27), ele conheceu o programa Família Que Acolhe, em Boa Vista (RR).

Desenvolvido há três anos pelo município, a estratégia atende 15 mil crianças, todas beneficiárias do Bolsa Família. Integrar o programa de transferência de renda é uma condição para participar do projeto municipal.

O Família Que Acolhe acompanha as crianças desde a gestação até os seis anos de idade, e envolve as redes de saúde, assistência social e educação. Acesso ao pré-natal, fonoaudiologia e pediatria são alguns dos serviços oferecidos.

As mães e os pais também recebem orientações sobre os cuidados durante a gravidez e com a criança, e ainda têm vaga garantida em creches e escolas municipais. “É um modelo que pretendemos implantar no país inteiro”, destacou o ministro.

A primeira infância é uma das prioridades da pasta. Segundo Terra, o ministério terá um cuidado especial com as famílias de baixa renda do país, principalmente as beneficiárias do Bolsa Família. “Primeira infância é o período crítico do desenvolvimento humano, onde as competências se organizam”, reforçou.

O ministro explicou que a atenção com a primeira infância pode prevenir problemas futuros. “Uma criança bem cuidada terá melhores condições de aprendizagem, mais tempo de escolaridade e uma profissão melhor remunerada que a de seus pais”.

Para a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, o programa municipal tem dado um resultado muito positivo. “É um projeto complexo, onde trabalhamos a educação e também os vínculos, os valores. O olhar cuidadoso com a primeira infância se reflete para o resto da vida”.

Cras – Osmar Terra ainda visitou o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centenário e entregou o cartão do Bolsa Família a Fabiana Lima. Mãe de três filhos, ela esperava há três anos pelo benefício. “É um complemento que vai me ajudar bastante, principalmente com a alimentação dos meus filhos”, disse.

A agenda do ministro incluiu visita às creches Casa mãe vovó Conceição e Vovó Joana, que fazem parte do programa Família Que Acolhe. Osmar Terra ainda conheceu o Centro de Saúde Olenka e o Projeto Crescer.

Informações para a imprensa:

Ascom / Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário
(61) 2030-1021
http://www.mds.gov.br/area-de-imprensa